TikTok investe 420 mi de euros em primeiro data center europeu na Irlanda

A rede social chinesa TikTok, que enfrenta ameaças de proibições nos Estados Unidos e em outros países, comunicou nesta quinta-feira (6) que irá instalar seu primeiro data center europeu na Irlanda.

Com isso, a empresa irá expandir sua presença no país onde já possuía um centro para lidar com questões regulatórias locais. O anúncio acontece após a controladora do TikTok ByteDance informar que mantinha planos para mudar a sede do aplicativo para fora dos Estados Unidos.

A companhia investiu 420 milhões de euros do TikTok na Irlanda em meio às tensões entre os governos de Washington e Pequim. A disputa geopolítica entre as duas maiores potências econômicas do mundo se estende desde um conflito comercial, passando pelo atrito na província de Hong Kong, até a gestão da pandemia de covid-19.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

A decisão de mudança da sede da rede social chinesa, contudo, se deve às recentes acusações de que a plataforma poderia ser utilizada pelo governo chinês para espionar cidadãos e empresas norte-americanas. As alegações vêm tanto de congressistas como de membros da administração de Donald Trump, após o TikTok registrar um crescimento estrondoso nos últimos meses.

TikTok sinaliza compromisso de longo prazo com a Irlanda

Com isso, o chefe global de segurança da informação do TikTok, Roland Cloutier, sinalizou o compromisso de longo prazo da mídia social com a Irlanda.

Em janeiro, a empresa estabeleceu na capital Dublin, o “Trust and Safety Hub”, que cuida de questões de reguladores e governos na Europa, Oriente Médio e África. A rede social, então, transferiu sua supervisão de privacidade dos usuários europeus para o país em junho e comunicou que suas entidades irlandesas e britânicas irão assumir o controle do gerenciamento e proteção dos dados pessoais de seus usuários na Europa.

“A decisão do TikTok de estabelecer seu primeiro data center europeu na Irlanda é muito bem-vinda e posiciona a Irlanda como um local importante nas operações globais da empresa”, declarou o chefe da agência estatal irlandesa a cargo de atrair investimentos estrangeiros, Martin Shanahan.

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião