Balanços da semana

TikTok: downloads do app podem ser restritos nos EUA a partir de hoje

O download do popular aplicativo de vídeos curtos TikTok pode ser proibido nos Estados Unidos a partir das 23h59 desse domingo (27). Contudo, há a possibilidade de uma decisão judicial barrar a restrição, já que ainda nesse domingo, deve acontecer uma audiência sobre a proibição do download do aplicativo no País norte-americano.

Vale lembrar que o download do TikTok nos EUA estava previsto para ser restrito já na semana passada, de acordo com uma ordem executiva do presidente norte-americano Donald Trump.

O mandatário afirmou que pretendia banir o popular aplicativo chinês do País se a plataforma não fosse vendida para uma empresa estadunidense, alegando questões de segurança nacional.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Entretanto, a ByteDance já está em negociação avançada  com a Oracle e o Walmart, o que acabou impedindo que a proibição de downloads fosse aplicada na última semana.

Governo de Trump não concede novo prazo para TikTok ceder controle

Além disso, na última sexta-feira (25), o governo norte-americano decidiu não conceder um novo prazo de transferência de controle do popular aplicativo chinês para as empresas norte-americanas. Consequentemente, os Estados Unidos devem proibir atualizações e downloads do TikTok a partir de hoje.

Vale lembrar que na última quarta-feira (24) a ByteDance entrou com uma ação contra as restrições dos EUA. O juiz deu um prazo de 24 horas para o governo adiar a decisão ou explicar sua posição. De acordo com o documento enviado ao tribunal, Donald Trump não mudou de ideia e pretende cumprir o decreto que foi assinado em agosto.

Portanto, neste domingo haverá uma audiência e o juiz deverá decretar a decisão final a respeito do caso TikTok no país. Se mantida a restrição, ela começará a valer a partir das 23h59 do mesmo dia.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Laura Moutinho

Compartilhe sua opinião