TikTok deve se tornar autônomo nos EUA para agradar Casa Branca, diz jornal

A ByteDance, controladora chinesa do TikTok, concentrará o negócio global da plataforma em uma nova base estadunidense com a Oracle investindo como acionista minoritária, na tentativa de contornar um banimento da rede social pelo presidente dos Estados Unidos Donald Trump. As informações foram noticiadas nesta terça-feira (15) pelo jornal “Financial Times”, citando pessoas familiarizadas com o assunto.

Conforme a publicação, a companhia chinesa apresentou um plano às autoridades norte-americanas na qual a Oracle teria uma participação na totalidade do TikTok, e não somente nas operações nos Estados Unidos. Ao mesmo tempo, a ByteDance ficaria com a posição majoritária na nova configuração.

Enquanto isso, outros investidores, como potencialmente o gigante varejista Walmart, que lançou uma proposta conjunta com a Microsoft, teriam direito a uma participação minoritária. Os detalhes exatos do acordo, no entanto, ainda estão sujeitos a alterações, salientaram as fontes.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Em entrevista à rede de televisão norte-americana “CNBC”, o secretário do Tesouro dos Estados Unidos Steven Mnuchin afirmou que a ByteDance se comprometeu a “criar o TikTok Global como uma companhia sediada nos EUA”. Além disso, o canal publicou nesta terça-feira que a Casa Branca poderia aprovar o acordo já na tarde de hoje.

TikTok será independe e administrado à distância

A nova configuração do TikTok terá uma supervisão independente e será gerenciada à distância pela controladora chinesa, afirmaram pessoas a par das discussões. A ByteDance continuará colaborando com a rede social de vídeos curtos e irá reter o controle do valioso algoritmo que mantém o engajamento dos usuários.

O ajuste revela a intenção da dona do aplicativo de colocar uma distância entre a administração chinesa e as operações do TikTok, mesmo evitando uma venda forçada, o desejo inicial do presidente Donald Trump.

Com isso, os dados globais da plataforma serão processados de maneira independente, disseram pessoas familiarizada com as discussões; enquanto as informações de cidadãos norte-americanos irão ser gerenciadas e armazenadas nos Estados Unidos, em conformidade com as leis de segurança nacional, acrescentaram as fontes.

De acordo com uma pessoas com conhecimento direto do assunto, o governo de Pequim mostrou apoio ao plano encaminhado pela ByteDance.

Segundo duas pessoas envolvidas nas negociações, para o presidente norte-americano, a proposta de construir uma sede do TikTok nos Estados Unidos, assim como de criar 20 mil postos de trabalho no país, parece ser ainda mais atrativa, visto que Trump atravessa um ano de eleição em um momento com altas taxas de desemprego por conta da pandemia de covid-19.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião