TikTok: Alphabet considerou consórcio para compra do aplicativo chinês

A dona da Google (NASDAQ: GOOG), a Alphabet, ponderou sobre fazer parte de um consórcio para comprar a rede social chinesa TikTok, mas o projeto ficou enfraquecido nos últimos dias, de acordo informaram duas fontes ao ‘Bloomberg’ nessa sexta-feira (21).

Segundo as fontes, diversas companhias negociaram sobre fazer um lance em conjunto pelo TikTok, sendo que a Alphabet teria uma participação minoritária, através de um de seus canais de investimento, e não teria direito a voto.

Embora a proposta não tenha evoluído, as fontes destacaram que a Alphabet não descarta a possibilidade de participar de ofertas futuras. Além disso, a dona da Google não foi a líder da iniciativa.

No Suno One você aprende a fazer seu dinheiro para trabalhar para você. Cadastre-se gratuitamente agora!

Vale lembrar que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou no último dia 14, um decreto executivo que  obriga a ByteDance, dona da plataforma chinesa, a se desfazer das operações da rede social nos Estados Unidos em até 90 dias.

Microsoft negocia para adquirir TikTok

Conforme decreto, o comprador deverá ser estadunidense e “demonstrar vontade e capacidade para cumprir com este decreto”. Nesse sentido, a Microsoft deu um passo a frente nas negociações e mantém conversas com a ByteDance para comprar o aplicativo de videos curtos nos Estados Unidos, e talvez no restante do mundo.

O mandatário ainda salientou que algumas ocasiões que, caso uma aquisição vá para frente, “um percentual muito grande do preço deve ir ao Tesouro dos Estados Unidos”. Segundo o presidente, uma operação nesse sentido somente teria ocorrido graças às autoridades estadunidenses.

Além disso, o decreto estabelece que a ByteDance terá de confirmar que destruiu todos os dados “de usuários americanos, obtidos ou derivados do TikTok e Musical.ly“, aplicativo norte-americano obtido pela controladora chinesa e foi fundido com a rede social.

Mas não foi só a Microsoft que demonstrou interesse pelo aplicativo. O mercado acionário global se surpreendeu quando Larry Ellison, o co-fundador e presidente da Oracle, anunciou  na última terça-feira (18) que gostaria de comprar o TikTok. Segundo o jornal “Financial Times”, trata-se de uma jogada do executivo para vencer seus maiores rivais, como Amazon, Microsoft e Google.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Laura Moutinho

Compartilhe sua opinião