Thomas Cook, uma das maiores operadoras de turismo do mundo, encerra atividades

Uma das maiores operadoras de turismo do mundo, a Thomas Cook, declarou que encerrou suas atividades na manhã desta segunda-feira (23).

A ruína da Thomas Cook, que foi criada há 178 anos, fez com que fossem cancelados mais de 600 mil viagens. 150 mil turistas que estão fora do Reino Unido terão que ser resgatados pelo governo do país.

A confirmação do encerramento das atividades da companhia foi feito pelo Autoridade de Aviação Civil (CAA, na sigla em inglês) do Reino Unido. O fim das operações da empresa vai acarretar na paralisação das atividades de quatro companhia aéreas e na dispensa de 21 mil colaboradores em 16 países. A operadora tinha aproximadamente 600 agências de viagens em todo o Reino Unido.

Thomas Cook deverá decretar falência

Na última sexta-feira (20), a companhia informou que procurava obter 200 milhões de libras esterlinas (aproximadamente R$ 1,031 bilhão na cotação atual) para continuar operando normalmente. Entretanto, as negociações com credores e acionistas terminaram sem sucesso.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2022/08/Banner-Noticias-1000x325-1.png

A CAA anunciou que vai utilizar uma frota de aeronaves para fazer a repatriação dos 150 mil turistas que a Thomas Cook enviou para fora do país, e que agora não possuem meios para poder retornar às suas casas. O governo britânico declarou que a operação será a maior do tipo em tempos de paz, e que a operação poderá levar até duas semanas até sua conclusão.

Confira: Via Varejo pretende ampliar seu banco digital BanQi antes da Black Friday

Grande parte dos consumidores britânicos da Thomas Cook é possui a proteção de um seguro de viagem estatal, garantindo que possam voltar a seus pontos de origem sem custos adicionais.

A Thomas Cook enfrentava problemas financeiros há alguns anos, o que foi fortemente agravado com a demanda menor por viagens ao exterior. Em maio, as dívidas totais da companhia somavam 1,25 bilhão de libras esterlinas (mais de R$ 6,45 bilhões na cotação atual).

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião