Testes da vacina da Johnson & Johnson são paralisados

A farmacêutica Johnson & Johnson (NYSE: JNJ) suspendeu, na última segunda-feira (12), seus testes para a vacina contra o novo coronavírus (Covid-19). Segundo a empresa, a medida foi tomada após um dos voluntários nos testes ter adoecido durante o processo.

“Interrompemos temporariamente a administração de novas doses em todos os nossos ensaios clínicos da vacina da Covid-19, incluindo o ensaio ENSEMBLE de fase 3, devido a uma doença inexplicada em um participante do estudo”, informou a Johnson & Johnson em comunicado.

A paralisação significa que o sistema de inscrição on-line foi fechado para o ensaio clínico de 60 mil pacientes, ao passo que o comitê independente de segurança do paciente é convocado. A farmacêutica disse que efeitos adversos sérios eram “uma parte esperada de qualquer ensaio clínico”.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Segundo as diretrizes da companhia, estudos dessa natureza podem ser interrompidos para determinar se o efeito adverso foi provocado pelo medicamento em si, além de determinar se os testes podem ser retomados.

A terceira e última fase dos estudos da Johnson & Johnson deu início ao processo de recrutamento dos voluntários no fim do mês passado, com uma meta de inscrever até 60 mil participantes em mais de 200 localidades dos Estados Unidos e do mundo. Outros países envolvidos no processo dos testes são:

  • Argentina;
  • Brasil;
  • Chile;
  • Colômbia;
  • Peru;
  • México;
  • África do Sul.

A farmacêutica é a 10ª empresa a nível mundial a entrar na terceira fase de testes contra a doença, sendo o quarto laboratório apenas no território norte-americano. A companhia recebeu US$ 1,45 bilhão da Casa Branca, como parte de uma iniciativa para o desenvolvimento de uma vacina que já vitimou mais de 214 mil pessoas no país.

A vacina da Johnson & Johnson consiste em uma dose de adenovírus que provoca a gripe, modificando para que não se replique, combinando uma parte do novo coronavírus que usa para penetrar as células humanas. A companhia já utilizou a mesma tecnologia para sua vacina contra o Ebola — a comercialização do medicamento foi aprovada pela Comissão Europeia em julho deste ano.

União Europeia fecha acordo de distribuição de vacina com a J&J

A Comissão Europeia fechou um acordo de distribuição com a Johnson & Johnson, na última quinta-feira (8), referente ao fornecimento da vacina que está sendo desenvolvida pela companhia para até 400 milhões de pessoas. As informações são da “Reuters”.

Com o acordo, os 27 Estados da União Europeia (UE) terão direito a adquirir até 400 milhões de doses da potencial vacina. Contudo, para isso, a agência reguladora de remédios da UE precisa confirmar a segurança e a eficiência do imunizante.

Além disso, o bloco já realizou um pagamento inicial à companhia pela vacina, mas o valor não foi divulgado. Através de comunicado, a comissão salientou que “o contrato permite aos Estados-membros comprar vacinas para 200 milhões de pessoas. Eles também terão a possibilidade de comprar vacinas para outras 200 milhões de pessoas”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião