Tesouro Direto volta a operar após longa paralisação

O Tesouro Direto voltou a funcionar nessa sexta-feira (13) após dois dias de paralisação. A informação foi divulgada pela Secretaria do Tesouro Nacional nessa tarde, e a primeira atualização nos valores foi ao ar às 11h16.

As operações do Tesouro Direto foram interrompidas na ultima quarta-feira (11) por causa das turbulências econômicas provocadas pela pandemia do coronavírus. A Secretaria infirmou que as transações voltariam ao normal apenas quando julgasse adequado.

Saiba mais: Títulos Indexados do Tesouro Direto operam em queda nesta quarta-feira

O Tesouro acrescentou que os títulos “Tesouro Selic” poderão ser negociados mesmo durante a suspensão para a atualização de preços dos outros títulos do programa.

A secretaria informou em nota “a novidade resulta de uma força-tarefa de equipes do Tesouro Nacional e da B3 e atende à necessidade dos investidores que queiram comprar ou vender o Tesouro Selic, que representa pouco mais de 33% do estoque do programa, mesmo em momentos de maior volatilidade do mercado”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

A dois dias o tesouro direto estava bloqueado , e isso gerou muitas reclamações por parte dos usuários principalmente por vias sociais.

Além de Tesouro Direto Bolsa também parou

A crise também afetou gravemente a Bolsa de Valores de São Paulo (B3), que acionou circuit breaker quatro vezes nessa semana. Esse mecanismo paralisa as operações, inicialmente por meia hora, para tentar conter as baixas das ações.

A primeira paralisação da Bolsa ocorreu na ultima segunda-feira (9), a segunda na quarta (11) e as outras duas ocorreram na ultima quinta-feira (12). Nos primeiros três casos a Bolsa suspendeu as atividades por meia hora para evitar maiores quedas das ações que estavam despencando em totalidade.

Após reabertura da quarta, as cotações continuaram em queda, o que levou a Bolsa a acionar novamente a ferramenta, mas dessa vez suspendendo as atividades por uma hora.

Saiba mais:“Black Friday” na B3 | Saiba como usar o fator Coronavírus a seu favor tendo acesso aos melhores investimentos do mercado.

No final do dia, a B3 decidiu travar todas as operações e as ações foram negociadas em leilão até o final do dia.

As quedas das ações a paralisação do Tesouro Direto foram causadas pelo grande impacto do coronavírus que vem se alastrando pelo mundo, atingindo grade parte dos países principalmente europeus.

Laura Moutinho

Compartilhe sua opinião