Tesla está “muito perto” de desenvolver veículos autônomos, diz Musk

Tesla está “muito perto” de desenvolver veículos autônomos, diz Musk
Tesla (divulgação)

Em um vídeo divulgado na Conferência Mundial da Inteligência Artificial, em Xangai, na China, o CEO da Tesla, Elon Musk, afirmou que sua empresa está “muito perto” de desenvolver veículos totalmente autônomos. As informações são da “Bloomberg” e foram divulgadas nesta quinta-feira (9).

“Estou confiante que teremos a funcionalidade básica de condução autônoma nível 5 este ano. Não existem desafios fundamentais”, afirmou Musk. O executivo destacou que a Tesla já conseguiu passar pela maioria dos desafios necessários para chegar ao nível 5 de autonomia de um veículo automotivo. Este nível compreende um automóvel totalmente autônomo que não precisa de um ser humano para ser guiado.

A Tesla está em uma corrida contra o tempo para superar empresas como a Waymo (da Alphabet), especializada em tecnologia autonoma. Além disso, a Cruise (da GM), outra companhia de automóveis autônomos, também é vista pela Tesla como uma forte concorrente no setor. Todas elas buscam tecnologias e ferramentas para desenvolver o primeiro carro 100% sem motorista.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

O valor de mercado da Waymo é estimado em US$ 100 bilhões. A empresa é vista como forte candidata para ser a primeira a desenvolver a tecnologia em questão.

Os usuários de carros da Tesla já possuem a disposição o piloto automático e o utilizam regularmente. Entretanto, além da ferramenta necessitar do auxílio humano, ela, no passado, já foi vinculada a alguns acidentes que a companhia, na época, atribuiu ao falhas humanas.

Em seu vídeo divulgado nesta quinta, Musk salientou que a engenharia original da tecnologia Tesla é parte fundamental de sua operação na China, que tem como base uma grande fábrica localizada em Xangai.

Musk também disse que a tecnologia de direção autônoma será algo transformador para a Tesla. De acordo com o executivo, bilhões de dólares em receita potencial estão neste caminho, além de uma alteração nos sistemas de trânsito ao redor de todo mundo.

Tags
Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião