Tesla está “muito perto” de desenvolver veículos autônomos, diz Musk

Em um vídeo divulgado na Conferência Mundial da Inteligência Artificial, em Xangai, na China, o CEO da Tesla, Elon Musk, afirmou que sua empresa está “muito perto” de desenvolver veículos totalmente autônomos. As informações são da “Bloomberg” e foram divulgadas nesta quinta-feira (9).

“Estou confiante que teremos a funcionalidade básica de condução autônoma nível 5 este ano. Não existem desafios fundamentais”, afirmou Musk. O executivo destacou que a Tesla já conseguiu passar pela maioria dos desafios necessários para chegar ao nível 5 de autonomia de um veículo automotivo. Este nível compreende um automóvel totalmente autônomo que não precisa de um ser humano para ser guiado.

A Tesla está em uma corrida contra o tempo para superar empresas como a Waymo (da Alphabet), especializada em tecnologia autonoma. Além disso, a Cruise (da GM), outra companhia de automóveis autônomos, também é vista pela Tesla como uma forte concorrente no setor. Todas elas buscam tecnologias e ferramentas para desenvolver o primeiro carro 100% sem motorista.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

O valor de mercado da Waymo é estimado em US$ 100 bilhões. A empresa é vista como forte candidata para ser a primeira a desenvolver a tecnologia em questão.

Os usuários de carros da Tesla já possuem a disposição o piloto automático e o utilizam regularmente. Entretanto, além da ferramenta necessitar do auxílio humano, ela, no passado, já foi vinculada a alguns acidentes que a companhia, na época, atribuiu ao falhas humanas.

Em seu vídeo divulgado nesta quinta, Musk salientou que a engenharia original da tecnologia Tesla é parte fundamental de sua operação na China, que tem como base uma grande fábrica localizada em Xangai.

Musk também disse que a tecnologia de direção autônoma será algo transformador para a Tesla. De acordo com o executivo, bilhões de dólares em receita potencial estão neste caminho, além de uma alteração nos sistemas de trânsito ao redor de todo mundo.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião