“Teremos mais IPOs em 2020, a bolsa veio para ficar”, diz B3

O presidente da Câmara Consultiva de Empresas e Estruturadores de Ofertas da B3, Alvaro Gonçalves, declarou que as vendas de novas ações, entre Ofertas Públicas Iniciais (IPOs) e follow- on, já atingiram mais de R$ 66 bilhões em 47 operações em 2020, e ainda há uma fila com cerca de 45 empresas aguardando autorização da CVM, portanto o esperado é que esses negócios atinjam os R$ 90 bilhões de 2019. As informações são de uma entrevista exclusiva da UOL divulgadas neste domingo (20).

“É pouco comemorar ter 30 IPOs levando em conta o tamanho do mercado brasileiro. Deveria ser muito mais”, informou o executivo. “O número de operações na Bolsa é baixo, inclusive se comparamos com o que vemos nos fundos de private equity, que superaram os 300 negócios por ano”, completou.

De acordo com Gonçalves, o número de investidores brasileiros ainda é reduzido, portanto o aumento de ofertas de IPOs não deve levar os preços das ações à uma situação de bolha.

Conheça o Suno One, a central gratuita de informações da Suno para quem quer aprender a investir. Acesse clicando aqui.

“O preço de Bolsa está 40% atrás de 11 anos atrás. A gente ficou em coma por dez anos, estamos caminhando bem devagarzinho agora e já tem gente dizendo que é para ter calma porque tem perigo de bolha. Como assim?”, declarou o executivo.

Gonçalves também falou sobre o cenário global de juros negativos, que influencia a migração de capital para a Bolsa, porém, enquanto isso vem ocorrendo lá fora há quase uma década, o Brasil ficou atrasado oito anos em função de problemas internos, como por exemplo o impeachment.

Por último, o executivo informou esperar que “mesmo que tenhamos surpresas negativas, na economia ou na política, teremos mais IPOs, a Bolsa veio para ficar. Temos interesse dos investidores por ações, o que é um elemento hoje cada vez mais comportamental. As pessoas hoje querem saber o que está acontecendo com o seu dinheiro.

IPO da Hidrovias do Brasil (HBSA3):

A Hidrovias do Brasil irá realizar sua oferta pública inicial de ações no dia 25 de setembro de 2020. A companhia de logística focada no transporte hidroviário havia pedido o registro para abertura de capital na Bolsa de Valores de São Paulo no último dia 30 de julho. Após a operação, as ações da da empresa serão listadas no segmento de alta governança da B3, o Novo Mercado, com o código “HBSA3”.

Saiba Mais: IPO da Hidrovias do Brasil (HBSA3): saiba tudo sobre a abertura de capital na B3

Conforme prospecto apresentado na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o IPO da Hidrovias do Brasil consistirá em uma distribuição secundária, quando os recursos captados vão para os acionistas vendedores da operação, de, inicialmente, 399.426.570 ações ordinárias.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Rafaela La Regina

Compartilhe sua opinião