Temer diz que não há problemas em trazer capital estrangeiro para aviação

O presidente Michel Temer disse nesta sexta-feira (14) que não há problema em trazer capital estrangeiro para companhias aéreas.

Na última quinta-feira (13), Temer assinou uma Medida Provisória (MP) que liberou a possibilidade de estrangeiros possuir 100% do capital de empresas aéreas.

A decisão é tomada dois dias após a Avianca entrar com pedido de recuperação judicial. Ele foi feito na 1ª Vara Empresarial de São Paulo, na última segunda (10).

A companhia enfrenta dificuldades para pagar fornecedores e cumprir obrigações com aeroportos, após se expandir rapidamente no setor. Além disso, quer a retomada de aeronaves arrendadas por falta de pagamento. As dívidas com aeroportos brasileiros chegam a quase R$ 100 milhões. Desta quantia, no entanto, R$ 25 milhões são apenas para o aeroporto de Guarulhos.

A medida assinada por Temer afeta outras companhias aéreas, como Gol, TAM e Azul. Com parcerias e investidores estrangeiros, elas poderão rever os acordos em vigor.

 

Saiba mais: Avianca faz Temer abrir capital de companhias aéreas a estrangeiros 

Para o presidente, haverá aumento de competitividade no mercado. Além disso, Temer disse que a liberação de capital estrangeiro trará melhoras para o passageiro.

Avianca

A Avianca, a quarta maior empresa aérea brasileira enfrenta problemas financeiros. Na última quinta-feira (13), a justiça aceitou um pedido de recuperação judicial, protocolado na segunda-feira (10). Dessa forma, a companhia garantiu os voos do mês de dezembro.

Saiba mais: Justiça aceita pedido de recuperação judicial da Avianca Brasil 

A legislação vigente pelo Código Brasileira de Aeronáutica estabelece que 80% do capital precisa estar sob o controle de brasileiros. Com a assinatura da Medida Provisória de Temer, as companhias aéreas podem ter 100% de capital estrangeiro.

 

Renan Dantas

Compartilhe sua opinião