Telefônica estuda IPO na América Latina, diz agência

A Telefônica está analisando a possibilidade de realizar uma oferta pública inicial de ações (IPO) na América latina. A empresa também está em busca de um parceiro estratégico para sua nova unidade na região. A ideia é monetizar a posição da empresa nas áreas que não incluem o Brasil.

Para isso, a Telefônica está em tratativas com possíveis assessores e analisa buscar um investidor industrial ou vender sua participação por meio de um IPO. As informações foram divulgadas pela agência de notícias “Bloomberg”.

Saiba mais: Telefónica planeja ampliar receita em 2 bi de euros até 2022

As fontes não identificadas, ouvidas pela agência de notícias, destacaram, entretanto, que os planos são preliminares e os assessores ainda não foram contatados. Além disso, representantes da Telefônica, sediada em Madri, não quiseram comentar o assunto.

Telefônica Brasil anuncia venda para Telxius

A Telefônica Brasil anunciou, no dia 28 de novembro, a venda de 1.909 torres para a Telxius Torres, empresa que é controlada indiretamente pela companhia espanhola Telefónica, por R$ 641 milhões.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

“A transação assegura ainda a continuidade da prestação do serviço móvel pessoal, na medida em que também compreende a locação de espaço nestas infraestruturas, e estabelece condições para a ampliação do espaço alugado”, declarou a Telefônica Brasil em comunicado.

Além disso, a empresa brasileira afirmou que o objetivo da transação é otimizar a alocação de capital, o que gerará valor aos acionistas. Os valores envolvidos, segundo a companhia, no negócio foram suportados por laudo externo independente que foi elaborado por uma empresa especializada.

Prejuízo no 3T19

A Telefónica da Espanha reverteu o lucro líquido de 1,1 bilhão de euros no terceiro trimestre do ano passado para um prejuízo de 443 milhões de euros (R$ 1,9 bilhão) neste ano.

Confira: PF investiga Telefônica em 69ª fase da Operação Lava Jato

De acordo com Telefónica, o resultado negativo foi afetado em 1,4 bilhão de euros por custos de reestruturação no período. O lucro recorrente, que exclui os custos de reestruturação e ganhos de capital, ficou em 806 milhões de euros.

A despesa financeira líquida da controladora da Telefônica Brasil totalizou 540 milhões de euros. Por sua vez, a receita registrou avanço de 1,7%, para 12 bilhões de euros. A empresa teve câmbio negativo de 2,0 p.p na receita devido a desvalorização do peso argentino em relação ao euro. A receita com operações na Espanha subiu 1%, alcançando 3,2 bilhões de euros.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião