Telefônica estuda comprar parte da Oi em operação de €6 bi, segundo jornal

De acordo com informações publicadas pelo jornal espanhol “El Confidencial”, nesta segunda-feira (16), a empresa espanhola Telefônica está estudando uma possível compra de parte da brasileira Oi, que está em processo de recuperação judicial. A operação ficaria na casa dos €6 bilhões.

A empresa de telecomunicação já teria até contratado um banco de investimento para coordenar a transação com a Oi, segundo o jornal espanhol.

Fundada em Madrid, na Espanha, no ano de 1924, a Telefônica é uma das maiores empresas de telecomunicações do mundo. No Brasil, a companhia opera por meio da marca Vivo.

A Telefônica também está em um processo de aceleração de sua reestruturação para reduzir dívidas. A empresa espanhola teria entrado em contato com o Morgan Stanley e também o JP Morgan para adquirir parte da Oi.

Veja também: Oi: Plenário do Senado Federal aprova nova lei das teles

TIM e Oi

A aprovação do Projeto de Lei Complementar (PLC) 79/2016, no dia 11 de setembro, pode alterar o ambiente regulatório do segmento de telefonia, de acordo com analistas. As alterações na lei podem abrir caminho para a recuperação da Oi, levantando a possibilidade de alguma fusão ou venda de suas operações.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/Lead-Magnet-1420x240-1.png

Após a decisão do Senado, o banco BTG Pactual disse que “a Oi é um ativo estratégico para os investidores que desejam entrar ou expandir a sua presença no mercado brasileiro de telecomunicações”.

Os analistas do banco: Carlos Sequeira, Bernardo Teixeira e Osni Carfi disseram que, movido pelas suas “ultra-sinérgicas” redes e serviços, a possibilidade de fusão entre Oi e TIM (TIMP3) aumentou consideravelmente.

Lei das Teles

O Senado aprovou na noite do dia 11 de setembro, em uma votação simbólica, a Lei das Telecomunicações (PLC 79/2016). A nova proposta propõe alterar as normas de concessão da telefonia fixa.

“A nova lei moderniza o antigo arcabouço regulatório do setor de telecomunicações e firma as fundações para uma nova era de desenvolvimento focado em serviços de alta demanda para a população brasileira”, explicam os analistas do BTG.

A aprovação do PLC 79/2016 altera o ambiente regulatório do segmento de telefonia. As mudanças na lei podem abrir caminho para a recuperação da Oi.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião