Telefônica (VIVT4) fecha parceria com e Rakuten Mobile para redes 5G

A Telefônica Brasil (VIVT4) comunicou nesta quarta-feira (16) que fechou um acordo com a Rakuten Mobile, subsidiária da Rakuten, para uma parceria na área de redes abertas 5G.

A colaboração entre as duas empresas prevê o desenvolvimento de uma arquitetura de redes de acesso de rádio aberto, a chamada Open Radio Access Network (RAN), uma tecnologia de nuvem para as operações de redes. A Telefônica e a japonesa de telecomunicações vão realizar testes de laboratório e investigação, bem como avaliar o papel da inteligência artificial.

A Rakuten planeja lançar serviços de rede 5G no Japão ainda neste mês, afirmou o diretor de tecnologia da empresa, Tareq Amin. O anúncio, previsto para mais cedo neste ano, foi atrasado por conta da pandemia do novo coronavírus.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

A nova tecnologia promete cortar custos significativos para as operadoras de telecomunicações em vista da utilização de software em nuvem e de hardware comoditizado ao invés do uso de um equipamento de propriedade de companhias como Nokia, Ericsson e Huawei.

“Nós não estamos construindo uma ferramenta competitiva com a Open RAN. Nós estamos tentando construir um ecossistema”, afirmou o diretor de tecnologia e informação da Telefônica, Enrique Blanco, acrescentando que estão abertos para trabalhar com outros operadores.

Telefônica pretende lançar serviços em 2022

A companhia de origem espanhola vem implementando pilotos da Open RAN em países como a Alemanha, o Reino Unido, a própria Espanha e o Brasil. Nesse sentido, a empresa espera aumentar o número de instalações no ano seguinte e realizar lançamentos já em 2022.

A grupo planeja cortar os equipamentos da Huawei do núcleo sensível de sua rede 5G no intuito de não correr os riscos de desempenho e proteção de dados que acompanham a dependência de um único fornecedor. A Telefônica, contudo, já destacou em diversas ocasiões que não há evidências para as acusações de falta de segurança do presidente dos Estados Unidos Donald Trump sobre a gigante chinesa.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião