Taxa de desemprego da zona do euro sobe para 7,4% em maio

A taxa de desemprego da zona euro aumentou para 7,4% em maio. Trata-se do segundo mês seguido de alta, porém, o valor ficou abaixo da expectativa do mercado de 7,7%.

De acordo com a Eurostat, agência de estatística da zona do euro, a taxa foi de 7,3%  em abril e 7,1% em março. O desemprego para pessoas até 25 anos subiu a 16% em maio de 15,7% no mês anterior e 15% em março.

Para as mulheres, a taxa de desemprego chegou a 7,9% de 7,7% em abril. Para os homens permaneceu em 7,0%.

Suno One: o primeiro passo para alcançar a sua independência financeira. Acesse agora, é gratuito!

PIB da zona do euro tomba 3,6% no 1T20

O Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro teve um tombo menor do que o estimado na primeira leitura feita pela Eurostat para o primeiro trimestre deste ano. A economia do bloco encolheu 3,6% nos primeiros três meses de 2020,de acordo com a revisão.


Na primeira publicação feita pela agência de estatísticas da União Europeia, o PIB teria sofrido uma retração de 3,8% na comparação com o último trimestre de 2019. Ante o mesmo período do ano passado, a queda teria sido de 3,2%. Esta pesquisa foi divulgada em maio.

Mesmo com uma revisão menos pior do que o primeiro resultado para o período de janeiro a março deste ano, as quedas do PIB na zona do euro no intervalo em questão foram as maiores já registradas na série história iniciada em 1995. Um dos maiores motivos para essas quedas foi a pandemia de coronavírus (Covid-19), que fez com que os países tivessem que adotar medidas de restrição, fechando comércios, fábricas, entre outros pontos essenciais para a economia, por um determinado período.

Importações e exportações despencam em abril

As importações e exportações da zona do euro despencaram em abril ante março, em razão da pandemia do novo coronavírus.

Veja Também: BCE empresta 1,3 trilhão de euros a bancos da zona do euro

De acordo com os dados divulgados pela agência de estatística da União Europeia, as exportações do bloco registraram queda de 24,5% no mês de abril.

Por sua vez, as importações da zona do euro sofreram um tombo de 13% na comparação de mesmo período. Trata-se das maiores quedas já registradas desde o início da série histórica da Eurostat, em 1999.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião