Forjas Taurus se torna Taurus Armas e aguarda decreto de Bolsonaro

A Forjas Taurus alterou sua razão social para Taurus Armas S.A., na última segunda feira (14).

De acordo com o comunicado da Taurus, a princípio a modificação tinha como objetivo retirar o “Forjas” do nome, por conta de ser uma atividade que não é mais exercida pela empresa.

Entretanto, quando o novo registro foi enviado à Junta Comercial do Rio Grande do Sul, foi pedido que a razão social tivesse um acréscimo. Desta forma, o que seria Taurus S.A. se tornou Taurus Armas S.A..

Conforme disse o diretor-presidente da empresa, Salesio Nuhs, a mudança de nome faz parte da reestruturação da empresa que pretende ter uma nova identidade. “Faz parte do processo de reestruturação que a empresa está vivendo, baseado no tripé estratégico rentabilidade sustentável, qualidade dos produtos e melhora dos indicadores financeiros e operacionais”.

Além disso, segundo o comunicado, “a mudança corrobora com a estratégia da empresa em focar no seu principal negócio, a produção e venda de armas”. De acordo com a empresa, nessa nova fase o objetivo é atender as necessidades do mercado interno e externo, principalmente os Estados Unidos.

Saiba mais: Apple tem queda de 32% nas ações no acumulado de três meses

Saiba mais: Jair Bolsonaro anuncia general como porta-voz do governo

Decreto de armas

O anúncio da alteração na razão social acontece na semana da assinatura do decreto que facilitará à posse de armas no Brasil.

De acordo com a assessoria da Casa Civil, o decreto deve ser assinado nesta terça-feira (15), às 11h, pelo presidente Jair Bolsonaro, durante uma cerimônia no Palácio do Planalto.

Ainda não foi divulgado o conteúdo do decreto. No entanto, após ser assinado, será divulgado no “Diário Oficial da União”.

O decreto que da direito à posse, autoriza que o cidadão tenha arma de fogo apenas em sua residência. Para andar nas ruas, é necessário possuir o porte de arma.

A assinatura do decreto que facilita à posse será o cumprimento de uma das promessas de campanha de Bolsonaro. Durante as eleições, o presidente havia declarado que pretendia reformular o Estatuto do Desarmamento.

Ações

As ações da fabricante ficaram entre as maiores altas da Bolsa em 2018. Além disso, neste ano, os papéis da empresa apontaram alta com a expectativa da assinatura do decreto por Jair Bolsonaro.

De acordo com a Economatica, as ações preferencias, aquelas que possuem prioridade na distribuição de dividendos, acumulou uma alta 104,9% até o momento em 2019.

Na última segunda-feira (14), os papéis tiveram alta de 5,6%.

Além disso, os papéis ordinários da empresa, aqueles que possuem o direito de voto em assembleia, subiram 85,8% neste ano e 5,95% na última segunda.

Surgimento da Taurus

Em 1939, a empresa foi fundada como uma forjaria, em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul. Entretanto, em 1940 a empresa passou a realizar a produção de revólveres.

Atualmente, a Taurus fabrica fuzis e submetralhadoras, além de pistolas. No entanto, a empresa é a maior fornecedora de armamento para as Forças Armadas, além das polícias estaduais e federais.

Renan Bandeira

Compartilhe sua opinião