Zema: Taesa poderá ser privatizada sem aprovação de deputados

O novo governador de Minas Gerais, Romeu Zema, declarou que a Taesa, empresa de transmissão de energia subsidiária da Cemig, poderá ser privatizada. De acordo com o governador, a medida pode ser tomada mesmo sem a aprovação da Assembleia estadual.

Segundo Romeu Zema, que concedeu uma entrevista nesta sexta-feira (4) à “Globo News”, a privatização da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) ainda depende do aval dos deputados, mas para algumas subsidiárias, essa autorização não é necessária. A Taesa é uma subsidiaria da Cemig no setor de transmissão elétrica.

Saiba mais: J&F vende linhas de energia para a Taesa por quase R$ 1 bi 

Governador otimista

“Estou otimista. Os prefeitos estão numa situação de penúria aqui em Minas e já pediram aos deputados a aprovação do que for necessário. Eu percebo que não teremos dificuldades em aprovar essas reformas”, disse o governador mineiro sobre as privatizações.

“Lembro que essas empresas, infelizmente, têm sido utilizadas para fins políticos, o que seria bom que não ocorresse mais”, afirmou Zema. O governador afirmou que seu objetivo é entregar um Estado mais enxuto, com menos empresas estatais.

Para Zema, as privatizações em Minas Gerais podem começar justamente pelas subsidiárias Cemig, como a Taesa. O estado precisa vender ativos públicos para superar a crise fiscal. O rombo nas contas públicas mineiras está provocando até atraso em salários de servidores.

Carlo Cauti

Compartilhe sua opinião