Após 100 anos, Suiça não terá mais sigílo bancário

Após 100 anos de duro sigilo bancário e se tornar um grande paraíso fiscal, a Suíça informou no fim de setembro que liberou às autoridades de diversos países do mundo sigilo de mais de duas milhões de contas bancárias.

Em comunicado da Administração Federal das Contribuições (AFC), nesta sexta-feira, o país informou entretanto que não poderá informar qual é o valor do patrimônio bancário destas contas.

Um quarto de todo volume financeiro realizado internacionalmente é feito através da Suíça. Por causa dos sigilos, o país conseguiu por décadas atrair fortunas de todos os cantos do mundo, entretanto a pressão internacional, pelo fim desta regalia, pesou e Berna teve que mudar o seu sistema bancário.
As informações liberadas pelos bancos, a partir de agora, são o nome, endereço, país de residência e o número de identificação.

Por enquanto, a troca de informações só será realizada com os países da União Europeia e outros nove países do globo.

França e Austrália – países autorizados a realizar as trocas de informação – terão que modificar regras públicas para o envio dos dados, além de existirem questões técnicas que atrasam o processo.

Chipe e Romênia, por não seguirem padrões globais bancários não poderão participar do compartilhamento informativo.
:

Paulo Jaschke

Compartilhe sua opinião