STJ concede habeas corpus para o ex-presidente Michel Temer

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu nesta terça-feira (14) conceder um habeas corpus para o ex-presidente Michel Temer.

Temer foi preso na última quinta-feira (8) após decisão do Tribunal Regional Federal da 2a Região (TRF-2). Por unanimidade, o relator do caso, o ministro Antonio Saldanha Palheiro, a ministra Laurita Vaz, o ministro Rogerio Schietti Cruz e o ministro Nefi Cordeiro (presidente da Turma) votaram pela soltura do ex-presidente.

Os ministros que votaram pediram a substituição da prisão preventiva pelas seguintes medidas cautelares:

  • proibição de manter contato com outros investigados;
  • proibição de mudança de endereço e de se ausentar do país;
  • entregar o passaporte;
  • bloqueio dos bens até o limite de sua responsabilidade;
  • não contato com pessoas jurídicas relacionadas ao processo;
  • proibição de exercer funções de direção em órgãos partidários.

Temer é réu por corrupção, lavagem de dinheiro e peculato em ação penal. A investigação apura supostos desvios na construção da Usina Angra 3.

Saiba mais: Em delação premiada, dono da Gol acusa Temer, Cunha e Geddel

Voto do Relator

O voto do relator do caso, Antonio Saldanha Palheiro, foi para trocar a prisão preventiva por medidas cautelares.

“Visualizo ilegalidade no ato ora impugnado a justificar o deferimento da medida de urgência. Os fatos narrados ocorreram entre 2011 e 2015, período em que o paciente (Temer), suposto líder dessa organização criminosa, exercia mandato de vice-presidente, fato que teria sido a origem de sua influência para se beneficiar da vantagem indevida”, disse o relator.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2020/08/ea337072-ebook-investir-no-exterior.png

O relator argumentou que os delitos apurados de corrupção, lavagem e organização criminosa,  “não constitui argumento por si só para a necessidade da prisão”.

“Não se ignora que as condutas narradas no decreto de prisão são graves. Isso, no entanto, a meu visto não é suficiente para justificar a manutenção da prisão preventiva, medida de índole excepcional”, observou Saldanha.

Saiba mais: Justiça determina transferência de Temer para quartel do Choque da PM em SP

A defesa de Temer alega que o decreto prisional está “fundado em afirmações genéricas, sem apresentação de fundamentos concretos que justifiquem a medida”.

Prisão de Temer

O Tribunal Regional Federal da 2ª Região votou pela revogação do habeas corpus de Temer na última semana. A deliberação foi feita pela Primeira Turma Especializada, formada pelos desembargadores Abel Gomes, Paulo Espírito Santo e Ivan Athié. Assim, o mérito do habeas corpus concedido a Michel Temer foi decidido na quarta.

Além disso, a corte decidiu também que o ex-coronel João Baptista Lima Filho fosse preso novamente. Por outro lado, o TRF-2 manteve o habeas corpus concedido ao ex-ministro Moreira Franco.

Saiba mais: Entenda a relação da prisão de Michel Temer com a corrupção em Angra 3

Temer foi preso no dia 21 de março no âmbito da Operação Descontaminação, um desdobramento da operação Lava Jato. O ex-presidente está sob investigação sobre as supostas propinas de R$ 1 milhão recebidas da Engevix.  Também foram detidos preventivamente o ex-ministro Moreira Franco e outras 8 pessoas. Todos são acusados de intermediar as vantagens indevidas ao ex-presidente. Contudo, Temer nega todas as acusações.

No dia 25 de março, o ministro Athié tinha expedido uma decisão monocrática com a qual havia concedido a liberdade ao ex-presidente. Porém, antes disso, o ex-presidente ficou quatro dias presos. O magistrado salientou que as garantias constitucionais haviam sido atropeladas, indicando como inexistente a antecipação de pena no ordenamento jurídico brasileiro.

O Ministério Público Federal pediu a revogação desta decisão. Com isso, a procuradora Mônica de Ré solicitou nova prisão de Temer. Isso porque considerou o ex-presidente um “perigo à ordem pública” e para “tudo que fez de mal”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/02/Desktop.png

De acordo com o Ministério Público Federal, o montante das propinas pagas ao grupo de Temer chegaria a R$ 1,8 bilhão. Para os promotores, ele atuou como chefe de uma organização criminal há 40 anos. Assim, Temer teria obtido assim vantagens indevidas sobre uma série de contratos públicos.

Renan Dantas

Compartilhe sua opinião