SpaceX: foguete Dragon Crew chega à Estação Espacial Internacional

A nave Crew Dragon da SpaceX chegou, na manhã deste domingo (31), na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), que fica a 400 quilômetros da Terra. O foguete lançado no último sábado (30) é a primeira viagem tripulada dos Estados Unidos desde 2011, e a primeira realizada por uma empresa privada.

A nave da SpaceX, criada pelo empresário bilionário Elon Musk, levou dois austronautas da NASA, agência espacial dos Estados Unidos. A viagem durou 19 horas e chegou à estação cerca de 15 minutos antes do previsto. A missão dos tripulantes Robert L. Behnken e Douglas G. Hurley deverá durar três meses.

Behnken e Hurley são astronautas da NASA desde 2000, já tendo ido ao espaço por duas ocasiões em ônibus espaciais. Hurley, de 53 anos, possui mais de 28 dias no espaço, enquanto Behnken, de 49, acumula pouco mais de 29 dias em missões, incluindo 37 horas de caminhada espacial — ou seja, fora do veículo ou da estação.

Suno One: o primeiro passo para alcançar a sua independência financeira. Acesse agora, é gratuito!

O envio dos astronautas faz parte de uma tentativa de colocar os norte-americanos novamente no desenvolvimento de lançamentos de naves para o espaço.

O foguete foi lançado às 16h22 (horário de Brasília) do último sábado, na plataforma 39A, do Centro Espacial Kennedy, a mesma utilizada pela missão Apollo 11, que levou os astronautas Neil Armstrong e Buzz Aldrin à Lua em julho de 1969.

Welcome aboard the @SpaceX Crew Dragon spacecraft!

In this video from space, @AstroBehnken and @Astro_Doug reveal the name of their capsule: Endeavour. Take a look inside as the crew continues their journey to the @Space_Station: https://t.co/K9S5mejONx pic.twitter.com/mvH8UhE5FW

— NASA (@NASA) May 31, 2020

Essa foi a segunda tentativa do envio da operação batizada Demo-2. Na última quarta-feira (27), o Dragon Crew estava pronto para ser disparado, mas por conta das más condições climáticas, a viagem foi postergada.

A parceria da NASA com a companhia privada faz parte de um programa de voo espacial comercial tripulado. O projeto teve início sob do governo do ex-presidente norte-americano Barack Obama, concedendo o diretos às empresas privadas para fabricar foguetes para transportar astronautas.

Criada em 2002 por Musk, a SpaceX tem o objetivo de reduzir os custos para o transporte espacial e possibilitar a colonização de Marte até 2050. A companhia atingiu inovações importantes na indústria, como a manobra de  partes de foguetes de volta à Terra com segurança, o que barateia os lançamentos.

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião