SpaceX adia lançamento de foguete devido ao mau tempo

O lançamento do foguete da SpaceX com dois astronautas da Nasa foi cancelado em razão o mau tempo. A missão, prevista para esta quarta-feira (27), foi abortada pouco menos de 20 minutos antes do início.

A operação batizada de Demo-2, dessa forma, foi adiada para o próximo sábado (30), às 16h22  pelo horário de Brasília. Se bem sucedida, o missão da SpaceX será a primeira viagem tripulado nos Estados Unidos em nove anos e a primeira realizada por uma  empresa totalmente privada.

O lançamento acontecerá no Centro Espacial John F. Kennedy, no Cabo Canaveral, no estado da Flórida. A missão prevê o transporte dos astronautas Doug Hurley e Bob Behnken para a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês). Todos os sistemas do foguete registraram condições normais de funcionamento nas checagens preparatórias.

Suno One: o primeiro passo para alcançar a sua independência financeira. Acesse agora, é gratuito!

O CEO da SpaceX, Elon Musk, assistia ao lançamento junto ao vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pense. Enquanto, o presidente norte-americano, Donald Trump, sobrevoava o local à bordo do avião presidencial Air Force One. O republicano pousou pouco antes do cancelamento da decolagem. A missão estava prevista para ser realizada apesar das restrições para conter o avanço do novo coronavírus (covid-19).

Nasa realiza programa de tripulação comercial com SpaceX

A parceria com a SpaceX faz parte de um programa de voo espacial comercial tripulado. O projeto teve início sob do governo do ex-presidente Barack Obama, concedendo o diretos às empresas privadas para fabricar foguetes para transportar astronautas.

Até aquele momento, os foguetes eram construídos pela própria Nasa, enquanto eram feitas contratações de empresas terceirizadas para determinados serviços.

Saiba mais:Elon Musk proíbe que funcionários da SpaceX usem o aplicativo Zoom

A SpaceX foi fundada em 2002 pelo bilionário Elon Musk, com o objetivo de reduzir os custos para o transporte espacial e possibilitar a colonização de Marte. A companhia atingiu inovações importantes na indústria, como a manobra de  partes de foguetes de volta ao planeta Terra com segurança, que barateia os lançamentos. A empresa também desenvolveu os veículos de lançamento Falcon e a família de nave espacial Dragon, que contribuem para a entrega de cargas na órbita terrestre.

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião