São Paulo e Rio despencam em ranking de custo de vida no mundo

São Paulo e Rio de Janeiro despencaram no ranking que mede o custo de vida nas principais cidades do mundo. O relatório ‘Custo de Vida no Mundo’ 2019, elaborado pela Economist Intelligence Unit (EIU), da revista britânica The Economist, foi divulgado nesta terça (19).

São Paulo perdeu 30 posições e passou da 77ª para a 107ª colocação. Já o Rio de Janeiro perdeu 26 posições, caindo da posição 82 para a 108. No total, foram 132 cidades listadas, considerando análise do custo de vida em 2018.

Saiba mais: Brasil é vice-lanterna em ranking da CNI de competitividade da indústria

A flutuação no câmbio foi responsável pelas grandes variações no ranking. O dólar mais forte fez disparar o custo de vida em cidades como San Francisco e Houston, por exemplo. O relatório comparou mais de 400 preços individuais através de 160 produtos e serviços nas cidades ao redor do globo.

Segundo o relatório, “muitas cidades viram uma queda aguda no ranking de custo de vida em razão de crises econômicas, desvalorização da moeda e queda de preços locais, tais como Istambul, Buenos Aires e São Paulo”.

Saiba mais: Aposentadoria: 60% dos brasileiros não possuem plano financeiro

No topo da lista, empatados em primeiro lugar, estão Singapura, Paris (França) e Hong Kong, seguidos de Zurique (Suíça) e Genebra (Suíça).

“Pela primeira vez três cidades compartilham o título de cidade mais cara do mundo – Singapura, Hong Kong e Paris. O topo da lista neste ano é amplamente dividido entre Ásia e Europa, com Singapura sendo a única cidade que manteve na mesma posição desde o ano anterior”, diz o relatório.

Saiba mais: Governo dispensa visto para cidadãos de Japão, Austrália, Canadá e EUA

Neste ano, Tel Aviv, capital israelense, listada na 28ª posição apenas cinco anos atrás, encontra-se atualmente ao lado de Los Angeles entre as dez cidades mais caras.

No outro extremo da lista, entre as cidades mais baratas para se viver no mundo, Caracas (Venezuela) lidera o quesito. Em seguida vêm Damasco (Síria), Tashkent (Usbequistão), Almaty (Cazaquistão) e Bangalore (Índia).

As cidades mais caras para viver

  1. Singapura
  2. Hong Kong
  3. Paris (França)
  4. Zurique (Suíça)
  5. Genebra (Suíça)
  6. Osaka (Japão)
  7. Seul (Coreia do Sul)
  8. Copenhagen (Dinamarca)
  9. Nova York (EUA)
  10. Tel Aviv (Israel)
  11. Los Angeles (EUA)
Guilherme Caetano

Compartilhe sua opinião