Balanços da semana

S&P reduz perspectiva de nota da Petrobras (PETR3) para estável

A agência de classificação de Riscos S&P Global Ratings informou nessa terça-feira (07) que revisou e alterou, de positivo para estável, a perspectiva de notas de 29 empresas brasileiras. Entre as empresas que sofreram redução nas notas estão a Petrobras (PETR3; PETR4) e a Ambev.

Além de revisar as notas da Petrobras e de outras empresas, a agência também alterou a expectativa de nota de crédito (Rating) de 15 entidades financeiras do Brasil.

Abaixo, confira algumas companhias que tiveram sua perspectiva de notas reduzidas para estável, pela S&P:

Para a S&P, muitas empresas serão afetadas caso o governo de um calote. Diante disso,  a agência informou em relatório “portanto, limitamos muitos dos ratings no nível [do rating] soberano, ou no máximo até quatro degraus acima desse teto”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Ademais, a agência informou que a projeção do rating soberano do Brasil, é influenciado pela baixa probabilidade da nota subir em 2020, devido aos impactos que o novo coronavírus (covid-19) vem causando na economia brasileira.

Em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) , as reformas estruturais e ao desempenho fiscal do Brasil, a agência prevê uma piora devido aos altos gastos do governo para combater a crise causada pela nova doença.

Petrobras descobre petróleo

A Petrobras comunicou nesta terça-feira que identificou a presença de óleo em um poço exploratório do bloco Sudoeste de Tartaruga Verde, situado na Bacia de Campos.

O poço fica a 130 km de Macaé, no Rio de Janeiro, e é denominado de Natator. Os dados do poço ainda entrarão em fase de análise para que a Petrobras direcione as atividades exploratórias na área.

Saiba mais: Petrobras anuncia medidas em razão da diminuição da demanda

Além disso, na última sexta-feira (3), a Petrobras havia anunciado a descoberta do petróleo no poço pioneiro do bloco Uirapuru, situado no pré-sal da Bacia de Santos.

A Petrobras informou no comunicado que os dados sobre a descoberta seriam “analisados para melhor direcionar as atividades exploratórias na área e avaliar o potencial da descoberta”.

Laura Moutinho

Compartilhe sua opinião