S&P rebaixa rating da Argentina para default seletivo

A agência de classificação de risco Standard & Poor’s rebaixou nesta quinta-feira (29) o rating da Argentina. A nota sobre a dívida soberana do país vizinho passou de B- para SD (default seletivo).

Na última quarta-feira (28), o presidente da Argentina, Mauricio Macri, decretou moratória da dívida junto ao Fundo Monetário Internacional (FMI). O montante de US$ 56 bilhões deveria inciar a ser devolvido do final de 2019 até 2021.

Confira Também: Pacote de 4 medidas para a extensão da dívida da Argentina

Segundo o ministro da Fazenda de Buenos Aires, Hernán Lacunza, a “Argentina propôs [ao FMI] iniciar o diálogo para reperfilar os vencimentos da dívida”.

Objetivo de aliviar pressão sobre reservas

De acordo com Lacunza, a revisão do pagamento da dívida junto ao FMI tem como objetivo aliviar as pressão sobre as reservas internacionais e “preservar” a moeda argentina.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

Desde o começo do ano o país vizinho passa por fortes turbulências financeiras. O peso se depreciou mais de 20% e o índice de risco país subiu mais que 2.000 pontos. Uma trajetória que piorou após a derrota de Macri para o candidato de centro-esquerda Alberto Fernández nas eleições primárias no dia 11 de agosto.

Confira também: Economistas analisam que Argentina poderá zerar reservas de dólares

Nesta quinta-feira (28) o peso argentino chegou a registrar queda de 3% no câmbio com o dólar. Além disso, o risco-país avançou para o patamar mais alto desde 2005, chegando a 2.037 pontos. O principal índice da Bolsa de Valores de Buenos Aires, o Merval, caiu 5,79%, fechando em 23.984,83 pontos.

Fuga de capitais da Argentina

Mesmo com a moratória, muitos economistas e analistas iniciam a prever que o país possa ficar sem reservas de dólares muito em breve. A demanda interna da moeda norte-americana deverá aumentar nos próximos meses devido às incertezas políticas e monetárias.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Dessa forma, o aumento da demanda fomentará ainda mais a turbulência no mercado cambial. A fuga de capitais da Argentina chegou a US$ 13 bilhões em 2019.

Carlo Cauti

Compartilhe sua opinião