S&P está percebendo efetividade das reformas no Brasil, diz Paulo Guedes

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou, nesta quinta-feira (12), que a agência de classificação de risco de risco Standard & Poors (S&P) está percebendo a efetividade das reformas que estão sendo implementadas no Brasil. A S&P elevou a perspectiva de nota de crédito do País na última quarta-feira (11).

Baixe o relatório gratuito da SUNO sobre o IPO da XP Investimentos 

De acordo com Paulo Guedes, o Brasil está caminhando para um “upgrade” em relação à avaliação das agências de classificação de risco. O ministro salientou que as reformas no País farão com que o ritmo de crescimento econômico seja elevado.

“Então, a expectativa nossa é que estamos já a caminho do ‘upgrade’. Isso normalmente leva dois anos, mas acho até que vamos conseguir antecipar. Se mantivermos nosso ritmo de reformas, o Brasil vai retomar o crescimento acelerado muito rapidamente”, afirmou Guedes.

O ministro falou ainda sobre a previsão de crescimento da economia brasileira em 2020.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

“O Brasil está com o menor déficit dos últimos cinco, seis anos. A taxa de juros está desabando. O Brasil esta reacelerando. Vocês viram que os investimentos estão sendo retomados. O ritmo de crescimento esperado para o ano que vem já é mais do que o dobro do ritmo desse ano”, disse o ministro.

S&P eleva perspectiva de rating do Brasil

Na última quarta-feira (11), a agência S&P revisou a perspectiva do rating do Brasil de estável para positiva. Contudo, a nota de crédito do País de curto prazo ainda continua em BB-, levada em consideração como grau especulativo. No curto prazo, a nota foi mantida em “B”.

Saiba mais: Standard & Poor’s revisa perspectiva de rating do Brasil para positiva

“A perspectiva positiva reflete as possibilidades de uma elevação dos ratings nos próximos dois anos se houver um progresso maior – seja este por meio de priorização, aprovação, ou execução – na ampla agenda fiscal e de crescimento que permita uma redução mais rápida do déficit fiscal e uma estabilização das dinâmicas de endividamento do País”, informou a S&P em nota.

A agência afirmou que o governo brasileiro continua implementando medidas de consolidação fiscal, o que têm influenciado na redução do ainda alto déficit do Brasil. Os tópicos apontados pela agência vão de encontro com as declarações realizadas por Paulo Guedes nesta quinta.

Giovanna Oliveira

Compartilhe sua opinião