S&P 500 e bolsas internacionais fecham em alta com vacinas e Trump

No pregão de hoje, o bom humor dominou os mercados, de Seul a Nova York. O S&P 500 e os principais índices acionários do mundo, com exceção dos chineses, fecharam em alta nesta terça-feira (24) apoiada principalmente pelo otimismo com as vacinas e a sinalização de transição em Washington.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

Os mercados internacionais mais uma vez rejubilaram-se na esteira das notícias promissoras sobre as vacinas experimentais contra a covid-19, que impulsionaram especialmente empresas que poderiam se beneficiar com o fim da pandemia.

A sequência de notícias positivas relacionadas a vacinas contra o coronavírus vêm animando os mercados nas últimas semanas. Nesta sessão, os investidores estiveram de olho no anúncio do Instituto Gamaleya, que informou que a vacina russa Sputnik V apresentou eficácia de até 95%.

Suno One: o primeiro passo para alcançar a sua independência financeira. Acesse agora, é gratuito!

A notícia vem logo após a AstraZeneca informar, na última segunda-feira (23), que seu imunizante, desenvolvido junto à Universidade de Oxford, para combater o coronavírus mostrou uma eficácia de 90%, a depender da dosagem; o que, por sua vez, somou-se a outras notícias, incluindo resultados promissores da Pfizer e BioNTech, Moderna e Sinovac; que vêm inundando os mercados e catalisando um verdadeiro rali das bolsas no exterior.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

Trump sinaliza transição nos EUA

Além disso, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, protagonizou outra boa notícia desta segunda-feira. Após semanas de incertezas quanto à transição entre sua equipe e aquela do presidente eleito Joe Biden, Trump anunciou nas redes sociais que pediu à Administração dos Serviços Gerais (GSA, agência responsável pela transição) que “faça o que precisa ser feito”.

“Nosso caso continua FORTEMENTE, vamos continuar com a boa briga, e acredito que vamos triunfar. Entretanto, considerando os melhores interesses do País, estou pedindo que Emily e sua equipe faça o que precisa ser feito no que concerne aos protocolos iniciais, e pedi à minha equipe que faça o mesmo”, escreveu Donald Trump.

S&P 500 avança; Dow bate 30 mil pontos

Os investidores nos mercados dos Estados Unidos vão dormir contentes nesta terça-feira. As bolsas norte-americanas fecharam em forte alta nesta sessão, com a repercussão positiva das notícias sobre as vacinas e a sinalização do presidente Donald Trump, que diminuiu a aversão ao risco.

Além disso, a notícia publicada pelo The Wall Street Journal de que Biden está prestes a nomear Janet Yellen, a ex-chefe do Federal Reserve (Fed), como sua secretária do Tesouro também impulsionou as negociações do início desta semana. Analistas do Deutsche Bank disseram que Yellen provavelmente “tentará alinhar as políticas fiscal e monetária” e reverterá rapidamente a recente recusa do Tesouro em estender as linhas de crédito de emergência.

Tudo isso contribuiu para um forte avanço do Dow Jones Industrial que bateu sua máxima história histórica, superando os 30 mil pontos pela primeira vez.

Europa pintada de azul

As bolsas europeias também fecharam em alta, com os investidores otimistas diante de notícias promissoras relacionadas a vacinas contra a covid-19 e à decisão do presidente Donald Trump, também na expectativa pela confirmação de Janet Yellen.

  • Europa (Stoxx 600 Europe): +0,91% – 392,39
  • Londres (FTSE 100): +1,55% – 6.432,17
  • Frankfurt (DAX 30): +1,26% – 13.292,44
  • Paris (CAC 40):  +1,21% – 5.558,42
  • Milão (FTSE/MIB): +2,04% – 22.145,06
  • Madri (IBEX 35): +2,03% – 8.143,20

Além disso, o clima de temor por conta da segunda onda na Europa começa a se dissipar conforme os governos recuam em linha com as quedas no número diários de novos casos. Exemplo disso foi o relaxamento das medidas de restrição de mobilidade no Reino Unido anunciados ontem, que ajudou no movimento de alta das ações em Londres.

Ásia fecha em alta com rali para o risco

Alinhadas com o resto do mundo, as bolsas asiáticas encerram o pregão desta terça-feira majoritariamente em alta, ecoando o otimismo com as notícias de vacinas contra a covid-19 e da transição de poder nos Estados Unidos.

  • Hong Kong (Hang Seng): +0,39% – 26.588,20
  • Xangai (SSE Composite): -0,34% – 3.402,82
  • Tóquio (Nikkei 225): +2,50% – 26.165,59
  • Seul (Kospi): +058% – 2.617,76

O grande destaque desses mercados foi o pregão em Tóquio. Fechada na ontem devido a um feriado local, a Bolsa de Tóquio teve forte avanço. Enquanto isso, a exceção do dia foram os índices da China, que, na contramão do S&P 500 e dos benchmarks internacionais, fecharam em baixa com a realização de lucros.

(Com informações do Estadão Conteúdo)

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião