Plantio de soja e milho superam a produção do ano passado no Paraná, mesmo em menor ritmo

O plantio de soja e milho no estado do Paraná, o segundo maior produtor nacional dessas culturas, perdeu o ritmo na última semana por conta das chuvas, mas superam a produção desta mesma época em 2017.

A semeadura de soja atingia 38% dos quase 5,5 milhões de hectares ocupados pelas oleaginosas na safra 2018/19 no estado, um avanço de 9%. Na semana anterior o avanço foi de 11%.

Em relação ao milho, foram semeados cerca de 79%, o equivalente a 352 mil hectares. Teve ganho de 9% na semana e ritmo desacelerado desde o início do plantio – virada de agosto para setembro.

Segundo o analista Edmar Gervásio do Deral (Departamento de Economia Rural), a unidade do solo está favorável para continuidade dos trabalhos assim que o tempo se firmar.

De acordo com o monitoramento realizado pela Agricultura Weather Dasboard, do Refinitv Eikon, nos últimos sete dias as chuvas ficaram acima da média em determinadas regiões do paraná (leste e sul), sendo que no lado oeste do território as precipitações totalizaram quase 30 milímetros.

A semeadura de milho no Paraná está consideravelmente avançada na comparação anual. No mesmo momento de 2017, 54% da área a ser ocupada com o cereal estava plantada.

Paulo Jaschke

Compartilhe sua opinião