Snapchat deixa de promover conta de Trump por incitar ‘violência racial’

O Snapchat comunicou nesta quarta-feira (3) que não irá mais promover a conta do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, alegando que suas publicações incitam a “violência racial”.

A rede social deixará de mostrar os conteúdos do mandatário na aba ‘Discover’ da plataforma. O Snapchat afirmou que seus comentários inflamados feitos na semana passada tornaram a conta de Trump incompatível com à seção, voltada para a exploração de novos conteúdos pelos usuários.

“Não vamos amplificar vozes que incitem violência racial e injustiça dando a elas promoção gratuita na seção Discover”, comunicou a plataforma. “Violência racial e injustiça não têm lugar em nossa sociedade e estamos juntos de todos aqueles que buscam paz, amor, igualdade e justiça nos Estados Unidos”.

No Suno One você aprende a fazer seu dinheiro trabalhar para você. Cadastre-se gratuitamente agora!

A conta do presidente norte-americano, que apresenta conteúdos de campanha política e sem o tom informal normalmente usado no Twitter, continua visível para seus seguidores e aparecem quando é realizada um busca específica na plataforma, informou a Snap, empresa controladora do Snapchat.

Trump sob forte pressão de redes sociais

A medida tomada pelo Snapchat acontece após o Twitter acrescentar advertências e denúncias nas publicações do chefe de Estado norte-americano. As duas redes, entretanto, optaram por não banir Trump de suas plataformas.

O presidente dos Estados Unidos tem utilizado as redes sociais para ameaçar manifestantes que protestam contra a morte do homem negro desarmado George Floyd por um policial branco em Minneapolis. Após o assassinato, ocorrido em 25 de maio, irromperam manifestações contra a violência policial e o racismo estrutural no país.

Sobre isso, Trump escreveu em sua conta no Twitter que os manifestantes eram “bandidos” e afirmou ao governador de Minnesota, Tim Walz, que as Forças Armadas estavam ao seu lado. “Qualquer dificuldade e nós assumiremos o controle, mas, quando os saques começarem, os tiros começam”, publicou o presidente.

….These THUGS are dishonoring the memory of George Floyd, and I won’t let that happen. Just spoke to Governor Tim Walz and told him that the Military is with him all the way. Any difficulty and we will assume control but, when the looting starts, the shooting starts. Thank you!

— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) May 29, 2020

Em resposta, o Twitter denunciou a colocação como apologia à violência. “Este Tweet violou as Regras do Twitter sobre enaltecimento à violência. No entanto, o Twitter determinou que pode ser do interesse público que esse Tweet continue acessível”.

Na última quinta-feira (28), 0 mandatário norte-americano assinou um decreto (executive order) que permite processar redes socais pelas postagens dos usuários, alegando “preconceito contra as ideias conservadoras” as redes sociais.

Saiba mais: Trump assina decreto que permite processar redes sociais

“Eles [as redes sociais] têm poderes para censurar, restringir, editar, moldar, esconder e mudar virtualmente qualquer forma de comunicação entre cidadãos e a grande audiência do público”, avaliou Trump  “Os republicanos sentem que as plataformas de mídia social silenciam totalmente as vozes conservadoras. Vamos regular fortemente, ou fechá-las, antes que possamos permitir que isso aconteça”.

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião