Smart Fit (SMFT11) não poderá cumprir covenant e reúne debenturistas

A Smart Fit (SMFT11) informou nessa segunda-feira (8) que convocará uma assembléia com os debenturistas no próximo dia 18, para discutir o fato de que não conseguirá cumprir o compromisso de contrato financeiro (covenant), referente a sua quarta emissão de debêntures, que prevê que a relação entra a dívida líquida e o Ebitda da companhia não deve superar 3 vezes.

A companhia destacou que fechou todas suas unidades em todos os países em que atua devido a pandemia de coronavírus (Covid-19). Segundo a Smart Fit, o fato de ter que descumprir o covenant é resultado das turbulências causadas pela nova doença em seus negócios.

Visto que, o covenant é calculado a cada trimestre, a companhia propões que o agente fiduciário (responsável por proteger os direitos dos debenturistas), não apure o compromisso até o primeiro trimestre do ano que vêm, além de sugerir que não fique configurado o vencimento não automático das ações.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Vale destacar que Covenants são compromissos de contratos de financiamento ou empréstimos que servem para proteger os interesses dos credores. Eles servem para dar certeza aos credores que companhias que tomam crédito não vão deixar de seguir algumas diretrizes explicitadas no contrato.

Em relação a quarta emissão de debêntures da maior rede de academias da América Latina, destaca-se que os títulos foram emitidos em abril do ano passado e têm vencimento em 2024. Além disso teve quatro séries e alcançou R$ 1,3 bilhão.

Os papéis apresentam uma remuneração de CDI mais 1,7% enquanto no mercado secundário são negociados entre CDI mais 3% e CDI mais 4,5%.

Smart Fit recebe notificação do Procon-SP

O Procon-SP notificou a rede de academias Smart Fit (SMFT11) na última quarta-feira (3), após ter recebido cerca de 840 reclamações sobre dificuldades por parte dos clientes para realizar o cancelamento dos contratos durante a pandemia de coronavírus (Covid-19).

Saiba mais: Smart Fit (SMFT11) recebe notificação do Procon-SP

O órgão de defesa do consumidor destacou que, somente entre os dias 1 e 3 desse mês, recebeu ao todo, 400 reclamações contra a Smart Fit.

Laura Moutinho

Compartilhe sua opinião