Setor de serviços retrai 1% em junho, conforme IBGE

O setor de serviços da economia recuou 1% em junho. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), essa foi a quarta e mais forte queda deste ano, apagando o ganho acumulado de 0,5% entre abril e maio. No acumulado do ano, a alta é de 0,6%.

Dentro dos últimos 12 meses, essa foi a maior baixa mensal desde julho de 2018, quando foi apresentada a variação negativa de 2,6% no setor de serviços.

Setor de serviços impactado pela economia abalada

Os números divulgados continuaram a demonstrar uma fraqueza da economia brasileira no mês de junho no 2º trimestre, resultado da queda de 0,2% do Produto Interno Bruto (PIB) no 1º trimestre deste ano.

Saiba mais: PIB do Brasil tem queda de 0,2% no primeiro trimestre, diz IBGE

O resultado deste ano para o mês de junho é o pior, levando em consideração mesmo período, desde 2015, quando apresentou a mesma queda. Para o IBGE, a retração do foi acompanhada por todas as cinco atividades de divulgação investigadas. São elas:

  • Setores de informação e comunicação (-2,6%)
  • Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (-1,0%)
  • Serviços profissionais, administrativos e complementares (-1,0%)
  • Serviços prestados às famílias (-0,2%)
  • Outros serviços (-2,3)

“Entre os setores, o ramo de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio assinalou o resultado negativo mais relevante nesse mês, mantendo, assim, o comportamento negativo desde novembro de 2018”, disse o IBGE.

Ainda segundo o instituto, dos 26 estados mais o Distrito Federal, 19 apresentaram retração no volume de serviços em junho de 2019. Os locais com maiores resultados negativos foram:

  • Rio de Janeiro (-3,4%)
  • São Paulo (-1,6%)
  • Santa Catarina (-4,9%)
  • Distrito Federal (-4,2%)

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

Entretanto, segundo o IBGE, as vendas do comércio, contraponto o setor de serviços, cresceram 0,1% em junho, primeira alta desde março. No 2º trimestre, o setor apresentou queda de 0,3% na comparação com os três primeiros meses de 2019. No semestre, o volume do comércio varejista tem um aumento de 0,6% em comparação ao mesmo período do ano passado

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião