Setor automotivo deve ter alta de até 11% em 2019, diz presidente da FCA

A expansão do mercado brasileiro de veículos deve ser de 8% a 11% em 2019. Essa foi a previsão do presidente da Fiat Chrysler (FCA) para a América Latina, Antonio Filosa.

As projeções de Filosa para o crescimento do setor automotivo levam em consideração a expansão do PIB entre 2,2% e 2,5%. Além disso, a inflação mantida sob controle e a proximidade da taxa básica de juros no nível atual, de 6,5%, também entram na projeção.

Para o executivo, esses três fatores vão ajudar no crescimento da economia. Também vão permitir a possibilidade de crédito para as empresas e maior geração de empregos. A declaração foi dada num evento da montadora, em São Paulo.

Quem vai liderar o setor em 2019

Em 2017 e 2018 o setor automotivo foi puxado pela demanda de clientes corporativos. Mas, em 2019, será o consumidor comum o principal responsável pela alta nas vendas, segundo Filosa.

“As famílias têm respostas mais elásticas aos ciclos econômicos”, disse o executivo, “Em crises, postergam compras. Na expansão, são mais abertas. Durante os últimos quatro ou cinco anos, elas reprimiram essa compra. Para 2019, achamos que haverá uma aceleração”.

Leia mais: Produção industrial tem alta de 0,2% em outubro após três quedas seguidas

Por fim, o presidente da Fiat Chrysler também acenou para investimentos no setor automotivo. Ele disse que o grupo deve anunciar aportes nas fábricas de Betim, em Minas Gerais, e em Goiana, Pernambuco. Mas os números não foram revelados. Apesar disso, o plano do grupo é investir R$ 14 bilhões no Brasil entre 2018 e 2022. O anúncio do valor foi feito em junho deste ano.

Tags
Guilherme Caetano

Compartilhe sua opinião