Serviços autônomos sofrem forte impacto devido ao coronavírus

A procura por serviços autônomos em todo o Brasil apresentou uma forte queda desde que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o novo coronavírus (Covid-19) uma pandemia global.

Segundo o GetNinjas, plataforma de contratação de serviços atuante em todo o País, os pedidos por serviços no aplicativo, apenas na última semana, caíram quase 24%. Cerca de 1,5 milhão de profissionais cadastrados na plataforma estão sendo impactados pelo isolamento social em quase todo o Brasil devido ao coronavírus.

“Black Friday” na B3 | Saiba como usar o fator Coronavírus a seu favor tendo acesso aos melhores investimentos do mercado

O setor de serviços movimenta cerca de R$ 725 bilhões ao ano, o equivalente a 10% do Produto Interno Bruto (PIB), com mais de 22 milhões de prestadores de serviços. As principais categorias são:

  • Reformas e Reparos
  • Serviços Domésticos
  • Eventos
  • Autos
  • Saúde
  • Moda e Beleza
  • Consultoria
  • Design e Tecnologia
  • Aulas
  • Tecnologia

Segundo o GetNinjas, a demanda pela categoria Eventos chegou a cair 65,51%, enquanto Saúde chegou a recuar 47,35%, com os dados atualizados até a última quarta-feira (18).

Fonte: GetNinjas

O site destaca que, dentro a categoria de Eventos, os serviços de garçons e copeiras retraiu 66,36%, enquanto animação de festas caiu 67,64% e serviço de churrasqueiro caiu 70,05%, um reflexo da não aglomeração de pessoas.

Em Saúde, a queda na procura por nutricionistas foi de 44,66%, enquanto o serviço por psicólogos recuou 44,62%. O relatório destaca também a queda de 63,58% na demanda por motoristas, na categoria de Serviços Domésticos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

O GetNinjas também salienta que a brusca queda na procura pelo setor de serviços foi identificada em quase todos os estados do Brasil. São Paulo e Bahia, estados onde existem casos de transmissão local da doença confirmada, estão entre os mais atingidos.

O Amazonas é o estado com maior impacto na demanda, com uma queda de 37%. Já o Pará apresentou uma baixa de 7% na procura pelos serviços.

Fonte: GetNinjas

Entre as capitais, a cidade em que a queda foi mais acentuada foi Curitiba (-45,70%). A capital paranaense é seguida por Goiânia (-44,90%), Recife (-41,80%), Belo Horizonte (-38%), Rio de Janeiro (-36,90%) e São Paulo (-34,30%).

Em São Paulo, a cidade mais populosa da América Latina, as categorias mais impactadas foram Moda e Beleza (-45,97%), Saúde (-44%), Consultoria (-39,45) e Eventos (-38,83%). O governador João Dória decretou quarentena total na cidade a partir desta terça-feira (24), com exceção do serviços essenciais, como supermercados, farmácias, bancos e postos de gasolina.

Por outro lado, segundo o site, alguns serviços de Assistência Técnica tiveram uma maior procura para alguns dos itens “indispensáveis” para o período de quarentena.

Fonte: GetNinjas

O GetNinjas possui mais de 200 categorias de serviços em sua plataforma. Por meio de seus profissionais cadastrados, nos últimos 12 meses foram prestados mais de 4 milhões de serviços únicos, segundo os dados atualizados da companhia.

A disseminação do coronavírus terá um forte impacto na economia brasileira em 2020. O Ministério da Economia cortou sua previsão de crescimento do PIB brasileiro de 2,1% para 0,2%. O banco francês BNP Paribas, no entanto, estima uma retração de 1% na economia brasileira, e alertou sobre possíveis novas revisões.

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião