Senadores americanos são contra tarifas impostas ao México

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse, na última terça-feira (4), que seguiria com as taxas impostas sobre os produtos mexicanos. Além disso, comentou que não acredita que os senadores vão se opor contra. A declaração sobre os políticos fez referência a oposição por parte do parlamento republicano.

Trump declarou que “eu não acho que eles farão isso. Acho que se fizerem, será tolo”. No entanto, de acordo com o jornal “Folha de S.Paulo” ao menos seis senadores manifestaram contra às tarifas.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

Oposição republicana

“Acho que a administração deveria se preocupar com a possibilidade de outro voto de desaprovação de outra lei de emergência nacional, desta vez para tentar implementar tarifas. As taxas não são bem vistas na conferência republicana. Este é um voto diferente”, disse o senador republicano Ron Johnson.

Além disso, os senadores republicanos acreditam que terão apoio o suficiente para vetar a posição do presidente Donald Trump. Horas depois das declarações do presidente o parlamento republicano se reuniu para discutir sobre as tarifas impostas ao México.

Saiba Mais: Governo do México discutirá as taxas impostas com secretário dos EUA

“Na minha conferência não há muito apoio às tarifas “, disse o líder do Senado, Mitch McConnell. Conforme o líder o que se espera dos acordos entre os dois países são boas negociações e a retirada das tarifas.

“Eu sou totalmente contra as tarifas” disse o senador Kevin Cramer. Já o senador Mike Braun afirmou “não ouvi muitos senadores, ou mesmo nenhum, dizendo que queriam as tarifas”.

Tarifas impostas

O anúncio das tarifas impostas sobre os produtos mexicanos foi feito na última quinta-feira (30). Conforme o presidente, essa ação tem o objetivo principal de acabar ou reduzir a entrada de imigrantes ilegais no país.

De acordo com a Casa Branca o aumento será gradual. Os impostos de 5% darão inicio no dia 10 de junho. A partir de 1° de julho serão 10%. As tarifas evoluirão até alcançarem os 25%, programado para o dia 1° de outubro.

Saiba Mais: Trump anuncia medidas para conter imigrantes ilegais vindos do México

“Em vista de tudo que está em jogo, o USMCA, a China, em vista de tudo isso e considerando que as tarifas arriscariam sufocar o tremendo crescimento econômico do qual agora podemos nos gabar, especialmente no ciclo descendente das commodities agrícolas, há um cansaço com o fato de tarifas serem a única ferramenta que é usada”, disse o senador republicano Kevin Cramer.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião