Senado aprova MP Antifraude após acordo entre governo e oposição

Na última segunda-feira (3), o Senado aprovou a Medida Provisória (MP) que diz a respeito ao pente-fino em benefícios previdenciários e assistenciais. Foram 55 votos dos parlamentares a favor e 12 contra.  A MP precisava ser aprovada até a última segunda, caso contrário perderia a validade.

“Quero agradecer publicamente a todos os senadores e senadoras que vieram, em uma segunda-feira, exercer o seu mandato parlamentar, representando o povo brasileiro, sabendo da responsabilidade da votação desta MP que interessa ao País”, disse o presidente do Senado, Davi Alcolumbre. Não é comum ao Senado realizar sessões de votação às segunda-feiras.

O porta-voz do presidente da República, Otávio Rêgo, afirmou que a medida provisória é de “extrema importância”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/01/1420x240-Banner-Artigos-1-_-Banner-Materias-8.png

MP 871/2019

Conforme o texto aprovado, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) terá acesso a dados das seguintes instituições:

Além disso, o texto proíbe a distribuição de dados com outras entidades privadas com as quais tenha convênio. A previsão de duração é de dois anos podendo ser prorrogada até 2022.

De acordo com o governo, cerca de três milhões de benefícios são concedidos irregularmente. Com isso, técnicos e analistas do INSS examinarão todos os órgãos. Ademais, o texto prevê agilizar o cancelamento de benefícios ilegais.

Alterações

Com a aprovação da MP, o auxílio-reclusão somente será pago aos dependentes se o detento tiver feito 24 contribuições ao INSS antes de ser preso e é necessário estar sob pena de regime fechado.

A aposentadoria-rural terá que ter o certificado de trabalho por 15 anos pelo Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). O benefício não será concedido através de sindicatos rurais.

Já os que utilizam o auxílio-acidente será necessário continuar com a contribuição ao INSS para ter direito à aposentadoria. Por sua vez, os filhos ou cônjuges que forem condenados por homicídio contra companheiros ou pais perderão o direito a pensão.

As instituições financeiras não poderão mais entrar em contato através de mensagens ou ligações para oferecer cartão de crédito a aposentados ou pensionistas do INSS.

Em relação à violência doméstica, com a aprovação do texto, passa a valer que as despesas com vítimas são de responsabilidade do agressor.

As empresas serão responsáveis juntamente com a Previdência Social por trabalhadores acidentados ou doentes devido à negligência das normas de segurança do trabalho.

Acordo

A Medida Provisória só foi aprovada devido ao acordo entre o governo e a oposição. Conforme o senador Randolfe Rodrigues da Rede, a oposição havia se comprometido em não obstruir e solicitar verificações de quórum durante a votação.

Saiba Mais: MP Antifraude: governo e oposição fazem acordo para garantir votação

Já os opositores pediram ao governo que incluísse um gatilho na MP para que o prazo de cadastramento de trabalhadores rurais e pescadores seja renovado.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião