Selic: Copom decide nesta quarta se mantém ou não juros em 6,5% ao ano

O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) esta realizando sua quarta reunião de 2019. A reunião foi iniciada na última terça-feira (18) e será concluída nesta quarta (19), onde será apresentada a taxa básica de juros do ano, a Selic, que atualmente está em 6,5%.

O Copom irá anunciar a decisão às 18h. Caso seja mantida no mesmo patamar, será décima manutenção seguida da taxa Selic, que está no menor patamar da série histórica.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

No última segunda-feira (17), o Banco Central (BC), divulgou o Boletim Focus com as previsões das instituições financeiras para a economia nacional.

A taxa Selic foi um dos termos abordados pelos especialistas. De acordo com o Focus, a taxa básica de juros deverá ser alterada ainda neste ano passando dos 6,5% para 5,75% ao ano.

No entanto, a queda do juros só deve acontecer a partir de setembro, segundo os economistas consultados pelo Banco Central. Para esta reunião, eles esperam que o Copom mantenha a taxa inalterada.

Saiba mais: Boletim Focus: Previsão do PIB é reduzida pela 16ª vez seguida

A partir de setembro, passaria a ser realizado três cortes de 0,25 ponto percentual até que a Selic atingisse os 5,75% de taxa em dezembro.

Decisão do Copom

Uma série fatores influenciam na decisão do Comitê em relação a taxa básica de juros. O fraco nível de atividade, o desemprego elevado e a retração do Produto Interno Bruto (PIB) em 0,2% durante o primeiro trimestre, passam a influenciar a decisão sobre a taxa, embora ela tenha como principal missão controlar a inflação brasileira.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

No momento, além desses índices, o Banco Central está atento às previsões de inflação para 2020. Para este ano, a meta central de inflação é de 4,25% podendo oscilar entre 2,75% e 5,75%. Para o próximo ano, a meta central é de 4%, oscilando entre 2,5% e 5,5%.

Em relação a inflação, a Selic é reduzida quando a inflação está em linha com as metas, no entanto, quando está acima do esperado a taxa de juros é elevada.

Renan Bandeira

Compartilhe sua opinião