Seguro-desemprego: pedidos atingem menor nível da pandemia nos EUA

O número de pedidos de seguro-desemprego nos Estados Unidos foi de 712 mil na última semana, menor patamar desde o início da crise econômica causada pela pandemia do coronavírus. O dado foi divulgado hoje pelo Departamento do Trabalho dos Estados Unidos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

Ele revela uma queda considerável na comparação com a última semana, quando 787 mil pessoas fizeram novos pedidos de seguro-desemprego, e também surpreendeu positivamente os analistas escutados pelo Dow Jones, que esperavam para esta semana algo próximo a 780 mil.

Os pedidos de seguro-desemprego, utilizados como base para análise do mercado de trabalho americano, caíram mesmo com os novos casos de coronavírus e maiores restrições impostas pelos governos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

O número de hoje ameniza as preocupações que haviam surgido na semana passada, quando os 778 mil pedidos de seguro-desemprego realizados superaram o que os analistas previam (733 mil) e também quando foi registrado um acréscimo em relação à semana anterior (742 mil).

Alguns analistas, entretanto, acreditam que o número desta semana não refuta a tendência de alta, afirmando que o feriado de Ação de Graças, que aconteceu na quinta passada, pode ser parte da explicação para a queda.

O número de pedidos pelo auxílio desemprego especial da pandemia, que dá benefícios para aqueles que normalmente estariam aptos a trabalhar, também caiu, chegando a 288,701.  Para o programa de emergência, que perderam seus benefícios normais, houve alta de 60 mil nos pedidos.

No total, entre auxílios e seguro-desemprego, 20,16 milhões de americanos estão recebendo algum tipo de benefício do governo. No ano passado, esse número era de 1,57 milhão.

Número de pedidos de seguro-desemprego vinha em tendência de alta

Nas últimas duas semanas, o número de pessoas fazendo o pedido inicial pelo seguro-desemprego havia crescido por conta do avanço da Covid-19, com estados como Washington proibindo reuniões fora do grupo familiar e Nova York impondo o fechamento de bares e restaurantes.

A divulgação do número de pedidos de seguro-desemprego de hoje vem um dia antes de outro importante dado, que deve ser mais claro a mostrar uma tendência de alta ou queda. Amanhã será divulgado pelo Departamento de Trabalho o payroll não-agrícola, dado que mostra o número de vagas geradas no país.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Vitor Azevedo

Compartilhe sua opinião