Pedidos de seguro-desemprego crescem de 22,1% em abril

A Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia informou nesta segunda-feira (11) que o número de pedidos de seguro-desemprego em abril registrou uma alta de 22,1%, em comparação como mesmo período do ano anterior.

Na relação com o mês de março, os dados de pedidos de seguro-desemprego tiveram um crescimento de 39,4%. A alta no número de requerimentos ocorre em meio a crise causada pela epidemia do novo coronavírus (covid-19) no Brasil.

Na Suno One você aprende como fazer o seu dinheiro para trabalhar para você. Cadastre-se agora.

Desde o início deste ano, foi registrado uma alta de 1,3% no número de pedidos de seguro-desemprego, em comparação com o mesmo período de 2019. Isto é, entre os meses de janeiro e abril, houve um crescimento de 2,306 milhões, no ano passado, para 2,337 milhões, em 2020.

Nesse sentido, 41,6% dos requerimentos vieram de trabalhadores do setor de serviços no mês de abril. Os números são seguidos por funcionários do comércio, (27,7%), pela indústria (19,(%) e pela agropecuária (3,7%).

A Secretaria de Trabalho avaliou, por meio de nota, que até 250 mil requerimentos ainda devem ser realizados nos meses seguintes. Isso deve ocorrer em função da dificuldade de fazer os pedidos de maneira presencial nos meses de março e abril. O trabalhador formal, que tem direito ao seguro-desemprego, possui o prazo de 120 dias para pedir o benefício.

Dessa forma, de acordo com a Secretaria de Trabalho, os dados indicam que esses trabalhadores ainda esperam pela abertura do Sistema Nacional do Emprego (Sine). As unidades estão fechadas em razão das medidas de isolamento social para  conter a disseminação do novo coronavírus.

Além disso, segundo números da Secretária de Trabalho, 87% dos pedidos de seguro-desemprego no mês de abril deste ano foram feitos via internet. no mesmo período do ano anterior, 1,7% dos pedidos foram realizados por meio online.

EUA registram 3,1 milhões de pedidos de seguro-desemprego

Os Estados Unidos reportaram na última quinta-feira (7) 3,17 milhões de solicitações do seguro-desemprego na semana encerrada em 2 de maio. Os dados foram divulgados pelo Departamento do Trabalho.

Saiba mais: EUA registram 3,1 milhões de pedidos de seguro-desemprego

O total de pedidos de seguro-desemprego no país registrou uma desaceleração quando comparado ao número obtido nas semanas anteriores. Entretanto, os dados ainda ficaram acima da expectativa dos analistas, que apontavam para 3 milhões de pedidos.

As solicitações de seguro-desemprego feitas durante a crise da pandemia do novo coronavírus nos Estados Unidos já superaram todos os ganho de emprego desde a crise financeira de 2008.

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião