Saudi Aramco afirma que processo do IPO não foi impactado após atentado

A Saudi Aramco, estatal saudita da exploração petrolífera, deve retomar a capacidade total de produção antes do esperado após os atentados sofridos no mês passado contra suas instalações.

Quem reiterou a situação da estatal da Arábia Saudita foi o presidente da Saudi Aramco, Amin Nasser, nesta quarta-feira (9), ao comentar que os planos para a oferta pública inicial de ações (IPO) não foram impactados pelos ataques dos drones.

Em 30 de setembro, Ibrahim al-Buaianain, diretor comercial da companhia, disse que a capacidade produtiva já havia voltado aos níveis registrados pouco antes do atentado às sua maior instalação petroleira.

No dia 14 de setembro, duas instalações da Saudi Aramco foram incendiadas por terroristas.

Veja também: Petrobras conclui a venda dos campos do Rio de Janeiro à Perenco por US$ 398 milhões

Durante a guerra civil, em 2014, os houthis assumiram o controle de Sanaa, a do Iêmen. Desde então, os sauditas tem liderado uma coalizão tentando combater os rebeldes com o intuito de retirá-los da região e reinstalar um governo apoiado pela Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, entre outra potências.

Planejamento da Saudi Aramco

A estatal saudita está provisionando a venda de aproximadamente 2% de suas ações na Tadawul, a Bolsa de Valores da Arábia Saudita. A informação foi divulgada por fontes ligadas ao assunto. A oferta das ações no país árabe deve ocorrer entre o fim de novembro e o início de dezembro.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Em um evento sobre assuntos energéticos em Londres, Amin H. Nasser, CEO da empresa, afirmou que a capacidade de produção da companhia seria elevada para 12 milhões de barris por dia até novembro.

“Considerando o progresso até agora, podemos atingir esse objetivo”, disse o presidente da empresa. Atualmente, a estimativa factível é de que a companhia produza 9,9 milhões de barris por dia.

Confira: Encomendas da indústria da Alemanha caem o dobro do previsto

De acordo com executivo, o atentado reforçou a posição da empresa na intenção da abertura de capital, uma vez que a companhia foi resiliente nos momentos críticos. Segundo eles, os processos de emergenciais da Saudi Aramco funcionaram de forma assertiva.

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião