Saudi Aramco recupera capacidade máxima de produção de petróleo

O presidente executivo da unidade de trading da Saudi Aramco, Ibrahim al-Buainain, afirmou nesta segunda-feira (30) que a petrolífera já retomou sua capacidade máxima de produção.

Após os ataques à duas instalações da Saudi Aramco no dia 14 de setembro, a produção foi reduzida. Segundo o executivo, a capacidade total foi recuperada no dia 25 de setembro.

Apesar da retomada, uma parte do que está sendo produzido ainda não foi distribuída ao mercado. Os reparos em algumas das unidades de tratamento fizeram que uma parcela do petróleo não pudesse ser preparado para refino, exportação ou, até mesmo, limpo.

De acordo com Al-Buainain, a gigante do setor petrolífero está negociando cerca de 4,5 milhões de barris por dia, ao considerar produtos refinados e petróleo bruto.

Após os ataques, o ministro da Energia da Arábia Saudita, Abdulaziz bin Salman, e o executivo-chefe da petrolífera, Amin Nasser, disseram que a produção seria retomada até o final deste mês. Outros executivos da companhia afirmaram que o tempo máximo poderia ser de dez meses.

Por outro lado, nem todos acreditavam que a recuperação ocorreria tão rapidamente. O jornal norte-americano “The Wall Street Journal” apurou que a retomada de produção levaria meses.

Ataques contra instalações da Saudi Aramco

No dia 14 de setembro, duas instalações da Saudi Aramco sofreram um incêndio após o ataque de drones nas bases. O grupo rebelde houthis, do Iêmen, declarou que os ataques envolveram dez drones. Contudo, o governo saudita não mencionou suspeitos.

Saiba mais: Bases de petróleo na Arábia Saudita sofrem incêndio

De acordo com a Arábia Saudita e os Estados Unidos, os houthis são armados e financiados pelo Irã. No entanto, a acusação foi negada por Teerã.

Após o incêndio, o presidente norte-americano, Donald Trump, afirmou que autorizou a liberação de petróleo da Reserva Estratégica de Petróleo. Além disso, solicitou às agências governamentais que agilizem as aprovações de liberação dos oleodutos em processo de permissão no Texas e em outros Estados.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Por conta dos ataques às instalações da Saudi Aramco, o preço do petróleo subiu quase 20% nos mercados internacionais.

Giovanna Oliveira

Compartilhe sua opinião