Saque de contas do FGTS será anunciado na quarta-feira, diz Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro afirmou neste domingo (21) que o saque de contas do Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS) será anunciado na próxima quarta-feira (24).

Segundo Bolsonaro, a liberação do saque FGTS aos trabalhadores é um paliativo. No entanto, é necessário para o cenário atual da economia brasileira.

“É um paliativo? É, mas é aquela vitamina que você tem que tomar agora, o ano tá acabando, as sinalizações da Previdência com placar alto no primeiro turno já fizeram a bolsa se estabilizar acima de 100 mil pontos, o dólar também caiu um pouco”, disse o mandatário.

Multa de 40%

Durante a entrevista neste domingo, o presidente falou ainda que não vai acabar com a multa de 40% do FGTS para a demissão sem justa causa. “Em nenhum momento vocês vão me ouvir falando de acabar com multa de 40%”, disse Bolsonaro.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Contudo, o presidente falou ainda que os empregadores estão receosos em contratar novos funcionários por conta da multa do FGTS em uma possível demissão.

“Dificilmente, você dá demissão por justa causa. Mesmo dando, o cara entra com ação contra você. Dificilmente se ganha ação nesse sentido. Os patrões pagam [a multa]”, afirmou.

Atraso na liberação do saque

O anúncio sobre o saque de contas do FGTS deveria ter ocorrido na última semana, segundo o governo federal.

No entanto, foi adiado por conta da pressão imposta pelo setor de construção civil e o curto prazo que a Caixa teria para planejar os atendimentos aos servidores atrasou a liberação.

Saiba mais: Não tínhamos concluído os estudos sobre liberação do FGTS, diz Onyx

O ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, já havia declarado que o anúncio ocorreria na próxima semana. Lorenzoni ressaltou que junto com a liberação de saques de contas do fundo de garantia, será anunciada também a liberação do saque do PIS/Pasep.

No último sábado (20), Bolsonaro afirmou que a liberação do FGTS está passando por alguns ajustes. Assim, o ministro da Economia, Paulo Guedes, está tratando o assunto com responsabilidade.

Giovanna Oliveira

Compartilhe sua opinião