São José compra fábrica da Ford em São Bernardo do Campo

A prefeitura de São Bernardo do Campo informou nessa terça-feira (16) que o imóvel no bairro Taboão, que antes acomodava a planta industrial da Ford, foi vendido para a Construtora São José pelo valor de R$ 550 milhões.

O prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando (PSDB), destacou que “desde o anúncio da saída Ford, que foi de maneira repentina, nós, da Prefeitura, buscamos por diversos mecanismos a preservação dos postos de trabalho. E, agora, com este negócio, ascende uma esperança para a geração de empregos, que terão o impacto muito positivo em toda a cidade e Estado”.

Segundo Morando, a São José tem a intenção de instalar uma montadora no local “e abrir uma nova cadeia de empregos no município”.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

A planta está fechada desde outubro de 2019, após funcionar durante 52 anos como fábrica de automóveis da Ford. Quando anunciou que encerraria as atividades, em fevereiro do mesmo ano, empregava cerca de 2,7 mil funcionários.

Vale destacar que, embora as negociações do prédio tenham iniciado em fevereiro do ano passado, ao mesmo tempo em que anunciaram o fechamento, nenhuma empresa havia concluído negócio até então.

Outras negociações sobre a Fábrica da Ford

Entretanto, a Caoa havia indicado que compraria a fábrica, mas o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou em janeiro, a desistência por parte da distribuidora da Hyundai, pois essa decidiu investir na implementação de uma nova fábrica do setor.

Segundo o governador “Caoa acabou não consolidando a compra da fábrica da Ford exatamente porque o grande investidor chinês queria um espaço maior para produção automobilística”.

Veja também: Ford paralisa produção na Europa em razão da pandemia de coronavírus

Além disso, Doria havia destacado, na época, que outros dois fabricantes chineses estavam de olho na planta Ford, mas não indicou quais eram.

Laura Moutinho

Compartilhe sua opinião