Santos Cruz demite 18 servidores, mas nega ‘despetização’ do ministério

O ministro da Secretaria de Governo, Carlos Alberto dos Santos Cruz, demitiu nesta terça (8) 18 servidores de seu ministério.

A ação vem na sequência da demissão em massa realizada pelo ministro Onyx Lorenzoni na Casa Civil. O intuito, segundo ele, seria “despetizar” a pasta.

Santos Cruz, no entanto, negou que o critério da exoneração tenha sido ideológico ou partidário. “Não trabalho com esse sistema. As exonerações são normais. Foi uma questão até de revisão da estrutura, sempre que tem uma troca de governo você tem essas variações”, declarou o ministro.

Ele diz estar sendo levada em consideração a capacitação profissional dos funcionários. Mas afirmou que petistas deveriam sair por “obrigação moral” do governo.

“O critério é de capacitação profissional. Eu acho que uma pessoa que é uma ativista de um partido como o PT é até uma obrigação moral dela pegar e se afastar daquela administração”, afirmou.

Saiba mais: Novo presidente da Petrobras troca quatro dos sete diretores

‘Despetização’ na Petrobras

O novo presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, teve como uma de suas primeiras ações a troca no comando de quatro das sete diretorias da estatal. Ele assumiu o comando na última segunda (7).

Boa parte dos diretores que deixam a Petrobras foi indicada em 2015 por Dilma Rousseff. À época, a petrolífera era presidida por Aldemir Bendine.

Guilherme Caetano

Compartilhe sua opinião