Santander (SANB11) inicia estudos para fazer cisão da Getnet

O conselho de administração do banco Santander (SANB11) aprovou ontem (16) o início de um estudo para segregar as participações acionárias do banco na sua subsidiária Getnet Adquirência e Serviços para Meios de Pagamento. Segundo fato relevante divulgado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), com a cisão, os acionistas do banco se tornariam acionistas diretos da Getnet, de forma pro rata, com base nas mesmas porcentagens de participação acionária que detêm no banco.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

De acordo com o documento divulgado pelo Santander, a entrega de ações/units da Getnet aos acionistas ocorreria depois da concessão de registro de companhia aberta da Getnet pela CVM. Em seguida, as ações/units da Getnet seriam registradas nos termos do Securities Exchange Act nos Estados Unidos.
A outra etapa seria a listagem das ações/units da Getnet no Brasil e a listagem ou cotação dos ADRs (American Depositary Receipts) da Getnet nos Estados Unidos. Finalmente, a operação precisaria da aprovação da potencial cisão pelo Banco Central, informou o Santander.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Santander diz que cisão da Getnet depende de vários fatores

No fato relevante, o Santander destacou que a cisão e as listagens dependem da conclusão do estudo e das aprovações necessárias, incluindo de acionistas e de órgãos reguladores e mercados aplicáveis.
Recentemente, outro grande banco privado informou planos de cindir uma operação para destravar valor. No início de novembro, o Itaú Unibanco (ITUB4) disse que estuda a possibilidade de vender 5% da XP Investimentos na Nasdaq ou em outra bolsa que a corretora brasileira seja listada.

A venda das ações da XP faz parte de uma avaliação interna sobre a possibilidade de cindir a parcela que o Itaú detém na corretora em uma nova empresa. Segundo o banco, a venda dos 5% da XP teria como objetivo monetizar o investimento feito na empresa e melhorar o Índice de Capital Principal de Basileia III.

O Santander vai comunicar o mercado sobre o andamento da cisão da Getnet.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Natalia Gómez

Compartilhe sua opinião