Santander (SANB11) pretende cortar 20% do quadro de trabalho no Brasil

Executivos do Santander (SANB11; SANB3; SANB4) informaram que o banco começou a demitir funcionários na última semana e pode cortar até 20% da sua força de trabalho no Brasil. Embora o banco tenha assinado um compromisso público alegando que não demitiria durante o período da crise, os cortes acontecem em meio a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). As informações foram divulgadas nessa segunda-feira (9) pela ‘Folha de São Paulo’.

Segundo o Santander declarou em nota, o compromisso assinado em 23 de março era válido durante 60 dias, assim, o prazo terminou no final do mês passado. Além disso, no final de março, o banco contabilizava 47 mil funcionários, mas com o corte de 20%, esse total pode ter um resumo de 9500 empregados.

Até a última sexta-feira (5) cerca de 15 empregados do banco já haviam sido demitidos nesse plano de corte. Vale destacar que as dispensas estão acontecendo sem justa causa, de acordo com denúncias anotadas pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Entretanto, o jornal indicou que, de acordo com executivos da instituição, um dos motivos das demissões seria que o desempenho dos colaboradores estava abaixo do que a companhia esperava.

Vale destacar que o presidente da instituição, Sergio Rial, já havia comentado sobre a queda na produtividade dos colaboradores durante a pandemia.

Todavia, um dos executivos que preferiu não ser identificado, disse ao jornal que o quadro de funcionários já sofreu cortes durante os últimos anos, assim “sobra pouca gente para demitir por performance”.

Veja também: Santander (SANB11) disponibiliza todos os imóveis à venda do banco

Contudo, os líderes do banco deram início a um processo para reavaliar a produtividade das equipes. De acordo com a “o movimento é necessário para fazer frente a um entorno muito mais desafiador”. “A meritocracia é um dos grandes valores da instituição e é o filtro que pauta qualquer medida na esfera de gestão do nosso capital humano”.

Além disso, a dirigente sindical e funcionária do banco, Lucimara Malaquias, afirmou que o ajuste orçamentário também estava sendo citado como causa dos cortes.

Santander abre vagas

Apesar disso, o banco informou na última quarta-feira (3) que abriu 1500 vagas de emprego nas áreas de:

  • Tecnologia;
  • Riscos;
  • Dados;
  • Financeira;
  • Jurídica.

De acordo com a vice-presidente de Recursos Humanos do banco , Vanessa Lobato, o banco está se preparando para lidar com uma nova realidade “que, sem dúvida, exigirá profissionais de alta performance e capacidade de adaptação”.

Veja também: Santander investe US$ 5 milhões em fintech de crédito brasileira “a55

Por fim, o Santander destacou que seu compromisso social “segue inabalável” e que iniciará uma nova operação de atendimento no sul do Brasil que pode gerar mais de 4 mil empregos nesse ano.

Laura Moutinho

Compartilhe sua opinião