Saneamento é “setor prioritário da agenda” do BNDES, diz Montezano

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Gustavo Montezano, afirmou nesta quarta-feira (15) que a instituição já vem percebendo uma “enorme demanda dos Estados” por ajuda na modelagem de projetos de saneamento básico.

“Estamos à disposição dos governadores para fazer a modelagem dos projetos”, declarou o executivo do BNDES  na cerimônia na qual o presidente da República, Jair Bolsonaro, sancionou o novo marco do saneamento, no Palácio do Planalto.

De acordo com o presidente do instituição de desenvolvimento, o saneamento é “setor prioritário da agenda” do banco nos próximos anos.

Baixe aqui o relatório gratuito sobre o setor do saneamento básico e saiba o que muda para os investidores!

O auxílio nas modelagens será uma das duas frentes em que o banco de fomento irá atuar, primeiramente, obedecendo cinco critérios principais:

  • cobrir toda a população contemplada pelo projeto;
  • respeitar a capacidade de pagamentos das famílias e da região;
  • universalizar no menor tempo possível;
  • garantir a competição;
  • salvaguardar a sustentabilidade financeira dos projetos.

A segunda frente, por sua vez, será a “mais tradicional” do BNDES, oferecendo crédito. “Nossa função é garantir que não haverá falta de financiamento para o setor”, salientou Montezano.

Bolsonaro sanciona marco legal do saneamento básico

O presidente da República, Jair Bolsonaro, sancionou nesta quarta-feira (15) o marco regulatório do saneamento básico, com 11 vetos no texto aprovado pelo Congresso Nacional no final de junh0. O tema já era alvo de discussão há anos e deve abrir caminho para a iniciativa privada sobre o segmento, atualmente dominado praticamente por empresas estatais.

Saiba mais: Marco legal do saneamento básico é sancionado com vetos por Bolsonaro

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou durante a cerimônia sanção do novo marco legal do saneamento básico que o governo federal planeja que o setor atraia investimentos de R$ 600 bilhões a R$ 700 bilhões nos próximos anos.

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião