Samsung lança seu novo Galaxy, o primeiro smartphone com 5G do mundo

A Samsung começou a vender nesta sexta (5) o primeiro smartphone com 5G do mundo, o Galaxy S10 5G. O lançamento acontece dois dias após a Coreia do Sul implementar a primeira rede nacional da quinta geração de internet móvel.

Entre as novidades do mais tecnológico celular da Samsung está um carregador mais potente, de UBS-C de dupla face, uma câmera 3D especial, que permitirá realidade aumentada, e uma tela de 6,7 polegadas com 1440 x 3040 pixels. É a maior tela em dispositivos Galaxy S.

Saiba mais: Corrida tecnológica: Coreia do Sul se antecipa e lança a sua rede 5G

O processador Snapdragon 855 é o mesmo de outros aparelhos S10 vendidos nos Estados Unidos. O Galaxy S10 5G, segundo a Samsung, pode alcançar velocidades de transferência de dados de até 1 Gigabyte por segundo.

Estados Unidos, China e Coreia do Sul travavam uma disputada corrida pela implementação do 5G. Os coreanos saíram na frente na noite da última quarta (3) ao lançar sua rede nacional, decidindo se antecipar ao saber que a americana Verizon estaria prestes a implementar sua rede em Chicago e Minneapolis, inicialmente prevista para 11 de abril.

Saiba mais: Amazon planeja lançar rede de 3 mil satélites para prover internet rápida

A rede coreana foi lançada pelas operadoras KT, SK Telecom e LG UPlus, todas do país. A porta-voz da SK Telecom, Irene Kim, afirmou que a companhia decidiu por antecipar o lançamento por ter redes e clientes prontos.

A nova tecnologia tem uma velocidade de conexão 20 vezes maior que a do 4G. Com o 5G será possível baixar um filme em menos de um segundo. Além disso, ela promete uma cobertura mais ampla e eficiente e um número consideravelmente maior de conexões simultâneas. A nova rede deve consumir também até 90% menos energia do que a atual 4G.

Saiba mais: Huawei: UE ignora sugestão dos EUA de banir empresa de redes 5G

Mas o 5G ainda está longe de se popularizar. Apesar da iminente chegada da quinta geração de internet móvel, a rede 4G ainda engatinha em sua cobertura pelo mundo. No Brasil, por exemplo, esse tipo de conexão só está presente em 55,64% dos smartphones, de acordo com a Anatel. Outros 36,82% dos aparelhos ainda usam o 3G. O 2G, por sua vez, está presente em 10,84% dos celulares.

Guilherme Caetano

Compartilhe sua opinião