Safra entra na guerra de XP e BTG por agentes autônomos

O mercado de investimentos ganhou mais um concorrente que deve reequilibrar forças na disputa por agentes autônomos no Brasil. O banco Safra anunciou nesta terça-feira (12) a nova plataforma de investimentos do banco, chamada de SafraInvest.

A entrada do Safra no mercado promete acirrar a disputa pelos escritórios de agentes autônomos, que já vinham sendo objeto de uma competição entre a XP, líder nesse mercado, e o BTG Pactual (BPAC11), que vem ofertando condições privilegiadas aos escritórios que mudem de bandeira.

Garanta acesso gratuito à eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas com um único cadastro. Clique para saber mais.

“O Safra tem poderio para incomodar, sim, esse mercado. A XP navegou por mares calmos até então. O BTG começou a incomodar e, agora, com o Safra, a XP pode perder escritórios importantes e, com isso, market share”, disse uma fonte com conhecimento do negócio ao SUNO Notícias.

De acordo com o Safra, o novo SafraInvest irá disponibilizar os mesmos produtos do banco, como fundos de investimento, produtos de renda fixa, COEs, fundos imobiliários, ações e muito mais.

O Safra conta com cerca de R$ 240 bilhões sob gestão e cerca de 130 agências espalhadas pelo Brasil. Agora, busca ampliar seus negócios de forma online,

“Os últimos meses foram muito importantes para avaliarmos como a nossa plataforma iria se comportar e afinarmos os detalhes finais. Agora, estamos prontos para efetivamente dar início à operação”, disse, em nota, Maurício Ceará, diretor do SafraInvest.

O negócio online também é uma marca da nova gestão do Safra. Antes mais reservado, o banco promete agora uma nova roupagem para encarar o novo mundo financeiro que surge.

A nova estratégia é marca da gestão mais alinhada ao pensamento do herdeiro David Safra, que desde o fim do ano passado, vem sendo uma das cabeças do banco.

Em setembro de 2019, o outro filho de Joseph Safra, Alberto Safra, deixou a instituição após discordâncias com seu irmão mais novo, David .

XP e BTG já batalham pelo negócio que Safra entra

A disputa pelos escritórios de agentes autônomos ocorre de forma acirrada no Brasil, principalmente entre XP e BTG.

A XP, fundada por Guilherme Benchimol, lidera o mercado com folga, seguido pelo BTG.

Para ampliar seu poder de fogo, o BTG estudou comprar a corretora Guide, conforme antecipou o SUNO Notícias.

Veja também: BTG estuda comprar Guide e Rio Bravo da Fosun

O negócio ocorreria como parte da estratégia do banco de André Esteves em captar grandes escritórios de agentes autônomos da concorrente fundada por Guilherme Benchimol.

As duas corretoras, inclusive, travam uma disputa na justiça sobre o tema. Em março, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) decidiu arquivar as denúncias do BTG contra a XP por supostas práticas anticompetitivas da corretora.

Agora, com a entrada do Safra nessa disputa, o mercado promete novas disputas pelos agentes e por suas indicações sobre investimentos.

Vinicius Pereira

Compartilhe sua opinião