Balanços da semana

O que saber nesta segunda-feira em política e negócios

Um dia após as eleições para primeiro turno, a segunda-feira e semana prometem ser agitadas.

Fique informado sobre o que vale saber hoje em política e negócios.

Além da confirmação que as pesquisas apontavam, nas quais Jair Bolsonaro (PSL) aparecia com alguma folga à frente dos outros presidenciáveis.

A consultoria política Eurasia indicou, pela manhã, que as chances de Bolsonaro vencer são de 75%.

Outro fator que é positivo à Jair são os resultados das eleições para congresso e senado, principalmente por apontar uma maior governabilidade caso o candidato do PSL seja eleito.

O Ibovespa futuro apontava, no início da manhã, um salto de quase 5%, e com a pontuação 86.900.

Porém, há outra parcela de especialista que apontam que a alta não deve ser tão “explosiva”. Isto porque a semana passada já foi um período positivo.

Assim como na semana anterior, a expectativa é de que o dólar volte a cair. Segundo o Ibovespa futuro a expectativa é que a moeda tenha baixa de 2,80%, passando a valer R$ 3,73.

Agentes do mercado estão indicando que investidores estrangeiros não esperarão o término do segundo turno para voltar a comprar ações no país.

Outro fator comentado pelos especialistas do mercado, é a respeito de entender os próximos passos dos candidatos em relação à economia.

Tanto Bolsonaro quanto Fernando Haddad (PT) terão mais tempo e visibilidade para discorrer sobre o assunto.

Eleições para presidente

Foi confirmado na noite de domingo, 7 de outubro, que acontecerá segundo turno para definir o presidente do país pelos próximos quatro anos.

Jair Bolsonaro (PSL), teve mais de 46% dos votos válidos. Porcentagem acima do que as pequisas apontavam. Algo que causou euforia em seus apoiadores e em agentes do mercado.

Jair disputará o segundo turno com Fernando Haddad (PT). Haddad terminou com 29% da porcentagem dos votos válidos.

Especialistas buscam entender se o candidato do PT manterá o plano de se apresentar como o “candidato de Lula” ou buscará conchavos e maior independência da figura do ex-presidente.

Principalmente se o petista se aproximará do “centrão”, política que é vista com bons olhos pelo mercado financeiro.

Há a expectativa agora sobre quem os outros candidatos vão apoiar, se apoiarem, no segundo turno.

A votação para segundo turno acontecerá no dia 28 outubro, último domingo do mês.

Eleições para governador

São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro terão segundo-turno na votação para governador.

Em São Paulo a disputa será entre João Dória (PSDB) e Márcio França (PSB). Dória apareceu com 31,77% dos votos, já França terminou com 21,53% dos votos.

Minas Gerais, segundo maior colégio eleitoral do país, o segundo turno será entre Romeu Zema (Novo) e Antonio Anastasia (PSDB). O candidato do Novo ficou com 42,73% do total de votos, já Anastasia teve 29,06% dos votos.

No Rio de Janeiro os candidatos que estão no segundo turno são Wilson Witzel (PSC), que teve 41,28% da porcentagem de votos válidos, e Eduardo Paes (DEM), com 19,56% dos votos.

No Rio Grande do Sul as eleições para o governo do estado também serão decididas no último domingo de outubro. Eduardo Leite (PSDB) teve 35,90% dos votos,  vai disputar o segundo turno com José Ivo Sartori (MDB), que teve 31,11% dos votos.

Entre os estados que decidiram no primeiro turno, estão a Bahia e Pernambuco.

Na Bahia, Rui Costa (PT) foi reeleito com 75,50% dos votos.

Em Pernambuco também teve reeleição, Paulo Câmara (PSB), com 50,70% do votos, será governador do estado por mais um mandato.

Mateus Vasconcellos

Compartilhe sua opinião