Balanços da semana

Rússia suspende tratado nuclear e pede que EUA pare de provocar o Irã

A Rússia aprovou lei para suspender tratados sobre armas nucleares, nesta terça-feira (18). Além disso, o país russo decidiu se manifestar entre a escalada de tensões entre os Estados Unidos e o Irã.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, havia anunciado que o país sairia do acordo em resposta a saído do presidente norte-americano, Donald Trump. Portanto, o parlamento russo aprovou lei que suspende o Tratado de Forças Nucleares e Alcance Intermediário, assinado durante a guerra fria com os EUA.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Tensões geopolíticas

Além disso, o país decidiu se manifestar sobre as relações entre os EUA e o Irã. Na última segunda-feira (17), o país do Oriente Médio disse que transgrediria o acordo nuclear devido as sanções econômicas impostas pelo país norte-americano.

Por sua vez, na última segunda, os EUA anunciou que enviará 1 mil militares ao Oriente Médio. Conforme o secretário interino de Defesa, Patrick Shanahan, o envio é em resposta aos ataques irianos.

“Os recentes ataques iranianos comprovam as informações confiáveis e credíveis que recebemos sobre o comportamento hostil das forças iranianas e de grupos associados que ameaçam funcionários norte-americanos e interesse na região”, disse Shanahan.

Saiba Mais: Navios petroleiros são atacados no golfo de Omã, afirmam operadoras

Os Estados Unidos acusam o Irã de atacar dois navios petroleiros que operavam no golgo de Omã, na última quinta-feira (13). Um navio era japonês e o outro norueguês. Após a acusação o Japão pediu aos EUA provas eficazes que sustem a afirmação de que o Irã foi o responsável pelo ataque.

“O que estamos vendo são tentativas infinitas e contínuas dos EUA de aumentar a pressão política, psicológica, econômica e, sim, militar, de uma maneira bastante provocativa. Essas ações não podem ser entendidas como qualquer outra coisa que não seja um caminho consciente para provocar uma guerra“, disse o vice-chanceler da Rússia, Sergei Ryabkov.

Além disso, a China expressou que os Estados Unidos não deveriam usar pressão extrema com os Iranianos.

“Pedimos que todos os lados mantenham a razão, tenham cautela, não tomem iniciativas que aumentem as tensões na região e não abram uma caixa de Pandora. Em particular, os EUA devem mudar seus métodos de pressão extrema. Qualquer comportamento unilateral não tem base na lei internacional. Além de não resolver o problema, isso só vai criar uma crise ainda maior.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Acordo nuclear

Em 2015, o Irã se comprometeu ao acordo nuclear, ou seja, em não produzir mais bomba atômica em troca de benefícios econômicos com o fim das sanções econômicas dos EUA e da União Europeia. A União cumpriu com o contrato e suspendeu, no entanto, o país norte-americano não. Além disso, Trump afirmou que reduzirá a zero as exportações de petróleo iraniano.

Saiba Mais: Irã ameaça superar limite permitido de urânio enriquecido em 10 dias

Por sua vez, o acordo nuclear entre EUA e a Rússia foi assinado em dezembro de 1987. O tratado afirmava que os países russo e americano não poderiam testar míssil. No entanto, o Departamento de Estado dos EUA acusou a Rússia de violar o acordo. Putin afirma que não violou e que possui uma lista das violações cometidas pelos americanos.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião