Bolsonaro: pedido de impeachment será protocolado hoje, diz senador

O senador Randolfe Rodrigues (REDE-AP) comunicou nesta sexta-feira (22) que pedirá o impeachment do presidente da República, Jair Bolsonaro, ainda neste dia.

De acordo com Rodrigues, líder da oposição no Senado, a decisão acontece em vista das “graves denúncias feitas pelo agora ex-ministro da Justiça”. As informações foram publicadas por meio de sua conta oficial no Twitter.

Não vamos admitir qualquer tipo de impunidade. Há motivos de sobra p/ o afastamento! Vamos pedir o impeachment de Bolsonaro! pic.twitter.com/qZKphpwQX1

— Randolfe Rodrigues (@randolfeap) April 24, 2020

Decisão de Bolsonaro e demissão de Moro geram polêmica

O ministro Sergio Moro anunciou sua demissão do Ministério da Justiça e da Segurança Pública, durante pronunciamento na manhã desta sexta-feira. Segundo o ex-chefe da pasta, sua renúncia ao cargo foi feita em função da decisão de Bolsonaro de exonerar o diretor-geral da Polícia Federal, Maurício Valeixo.

Garanta acesso gratuito à eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas com um único cadastro. Clique para saber mais.

O ministro foi contra a exoneração do diretor-geral da Polícia Federal (PF), Maurício Leite Valeixo, assinada pelo presidente Jair Bolsonaro, publicada na manhã desta sexta-feira no Diário Oficial da União (DOU). No documento, constava a informação de que a exoneração havia sido feita “a pedido” do ministro. Moro, no entanto, afirmou ter sido pego de surpresa e desmentiu a alegação.

Acabo de protocolar convite p/ que o agora ex-ministro da Justiça, Sergio Moro, fale ao Congresso sobre as graves denúncias que externou hoje. O convite é p/ falar à CCJ, e a senadora @SimoneTebetms já se mostrou disposta a reativar a comissão.https://t.co/YAbxxDtppw

— Randolfe Rodrigues (@randolfeap) April 24, 2020

De acordo com ministro, o presidente procura alguém com quem possa ter livre acesso a informações da PF. Isso implica documentos e dados sobre investigações em curso da Política Federal. Para Moro, a postura de Bolsonaro é inaceitável e fere a autonomia do órgão de Estado.

Na entrevista coletiva organizada por sua pasta, Moro afirmou que “a partir do segundo semestre do ano passado começou a ter uma insistência, por parte do presidente Bolsonaro, na troca do comando da Polícia Federal”.

Após os desdobramentos da decisão do presidente Bolsonaro e da demissão de Sergio Moro,o mercado precificou os impactos da instabilidade no governo brasileiro. Por volta das 15h40 desta sexta-feira, o Ibovespa registrava queda de 5,8%, a 75.048,547 pontos, depois de cair perto de 9,5%. O dólar subia 3,614%, cotado a R$ 5,7276, em novo recorde nominal.

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião