Rodrigo Maia se reelege presidente da Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados reelegeu nesta sexta (1º) Rodrigo Maia (DEM-RJ) como presidente da Casa. Ele será responsável por tocar as reformas e projetos do presidente Jair Bolsonaro.

Com 334 votos, Rodrigo Maia foi reconduzido à presidência da Câmara, cargo que ocupa desde 2016, após a saída de Eduardo Cunha. Ele derrotou os candidatos Marcel Van Hattem (Novo-RS), Marcelo Freixo (PSOL-RJ), Ricardo Barros (PP-PR), Fábio Ramalho (MDB-MG), General Peternelli (PSL-SP) e João Henrique Caldas (PSB-AL).

A Mesa Diretora, composta de presidente, vice-presidente e secretários, foi eleita pelos deputados que tomaram posse nesta sexta. A votação foi secreta, diferentemente do que o Senado aprovou durante sessão no mesmo horário. Após tumulto e bate-boca, os senadores escolheram que o voto seria nominal e aberto.

Saiba mais: Com tumulto e sessão suspensa, Senado aprova voto aberto e nominal

Confira o número de votos em cada um dos candidatos:

  • Rodrigo Maia (DEM-RJ): 334
  • Marcel Van Hattem (Novo-RS): 23
  • Marcelo Freixo (PSOL-RJ): 50
  • Ricardo Barros (PP-PR): 4
  • Fábio Ramalho (MDB-MG): 66
  • General Peternelli (PSL-SP): 2
  • João Henrique Caldas (PSB-AL): 30

Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara dos Deputados é o terceiro na linha de sucessão presidencial. Ele quem assume quando o presidente da República e o vice estão impedidos ou fora do País.

Também é o presidente da Câmara que define quando e como, as leis e as medidas propostas pelo governo serão votadas.

Os deputados eleitos tomaram posse às 10h30, e está prevista para às 13h30 começa o processo de escolha do novo comando da Casa.

Assim como nas últimas vezes, a votação para o comando da Câmara deve ser marcada por uma abundância de candidatos. Mais de dez parlamentares chegaram a se apresentar, em algum momento, para a disputa do cargo.

Abandonaram a disputa os deputados: Alceu Moreira (MDB-RS), João Campos (PRB-GO), Capitão Augusto (PR-SP), Giacobo (PR-PR), Kim Kataguiri (DEM-SP) e Delegado Waldir (PSL-GO).

Rodrigo Maia é o favorito para ganhar as eleições para presidente da Câmara dos Deputados.

Guilherme Caetano

Compartilhe sua opinião